Gestão Pública

Seminário: Educação Fiscal e Financeira

Inovação e Transformação Governamental

Presencial

4h

Carga Horária

.

Público Alvo

Servidores públicos das três esferas, estudantes, professores e sociedade em geral.


Objetivos de Aprendizagem

Ao final do seminário o participante deverá ser capaz de: - Interpretar as várias teorias financeiras da arrecadação e dos gastos públicos; - Instigar o cidadão a aprender e entender o seu papel como contribuinte solidário e participativo; - Estar consciente da importância da participação no acompanhamento  da aplicação dos recursos públicos, do controle social que deve ser pautado na justiça, transparência, honestidade e eficiência; - Minimizar o conflito da relação entre o cidadão “contribuinte” e o Estado “arrecadador”.


Metodologia

A abordagem do tema será enriquecida com exemplos práticos para facilitar a compreensão do público. No primeiro momento: exposição do tema com apoio de material visual; no segundo momento:  espaço aberto para debate com  apresentação de  dúvidas, questionamentos, comentários, críticas e sugestões, como forma de melhor entendimento sobre o assunto.


Principais Tópicos

1-  Teorias financeiras da arrecadação; 2- Relação Estado-Cidadão: 3- Importância da participação do cidadão na gestão pública. 4- Transparência na gestão pública.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Seminário será realizado no Centro Regional Nordeste II, no estado do Ceará.


Cursos Relacionados
Gestão Pública