Gestão Pública

Planejamento de Projetos no Setor Público

Aperfeiçoamento para Carreiras

Híbrido

30h

Carga Horária

Planejamento de Projetos no Setor Público

Público Alvo

O Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras atende aos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG – como requisito para promoção na carreira, Decreto nº 5.176, de 10/08/2004), Analistas de Planejamento e Orçamento (APO), Auditores Federais de Finanças e Controle (AFFC), Analistas de Comércio Exterior (ACE), Analistas de Infraestrutura (AIE), Especialistas em Infraestrutura Sênior (EIE), Analistas Técnicos de Políticas Sociais (ATPS), Analistas em Tecnologia da Informação (ATI) e Especialistas em Regulação (ER).


Objetivos de Aprendizagem

Ao final do curso, o participante será capaz de elaborar planos de projetos com a definição de objetivos, resultados, indicadores, escopo, ações, cronograma e custos; analisar a qualidade de planos de projetos na administração pública; montar cronogramas de projetos, organização de ações e responsabilidades com uso do software MS Project; planejar projetos de forma participativa.


Metodologia

A metodologia do curso contempla exposições dialogadas pautadas na abordagem dos conceitos e ferramentas de planejamento de projetos a partir de exemplos reais e aplicáveis à realidade dos alunos. As exposições serão mescladas com exercícios práticos em grupo, a fim de favorecer a troca de ideias entre os participantes e a melhor compreensão dos temas deste curso.


Principais Tópicos

  • Nivelamento de conceitos relativos a projetos  de acordo com o conjunto de conhecimentos e normas adotados pelo PMI® (Project Management Institute);
  • Ferramentas e técnicas adotadas por métodos internacionais de planejamento de projetos como ZOPP, Quadro Lógico e Gestão por Resultados;
  • Planejamento do escopo, da qualidade, do tempo e de custos;
  • Elaboração do plano de ação do projeto; 
  • Elaboração da Matriz de Indicadores e Metas do Projeto.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Docente: Andrea Zimmermann

Período: 27, 28 e 29 de março de 2019.

Horário: das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h.

Carga-horária: 30 horas - 24h presenciais e 6h não presenciais.

 


Cursos Relacionados
Gestão Pública