Gestão Pública

Avaliação de Políticas Públicas: tipologias e técnicas de análise

Aperfeiçoamento para Carreiras

Presencial

40h

Carga Horária

Avaliação de Políticas Públicas: tipologias e técnicas de análise

Público Alvo

Este curso faz parte do Programa de Licença Capacitação – Ciclo de Políticas Públicas. Público preferencial: servidores públicos inscritos para a Licença Capacitação e os integrantes das carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento da Enap (EPPGG, APO, AFFC, ACE, AIE/EIE, ATPS, ATI e ER).


Objetivos de Aprendizagem

Ao final do curso, o participante será capaz de ter uma visão geral sobre o campo da avaliação de políticas e programas, distinguir diferentes tipos de avaliação e sua adequação às finalidades com que se avalia; conhecer alguns dos métodos e técnicas utilizadas na avaliação, bem como os problemas práticos relacionados à sua contratação, gestão, comunicação e utilização dos resultados.


Metodologia

O curso tem caráter intensivo e contará com exposição dialogada e buscará estimular a reflexão, discussão e o aprendizado de conceitos e técnicas de avaliação.


Principais Tópicos

• Breve histórico da avaliação de programas e políticas públicas; • Programas e políticas como intervenções na realidade; • Tipologias de Avaliação e Técnicas de Análise (Avaliação Normativa e Pesquisa Avaliativa); • Pesquisa Avaliativa (Avaliação Diagnóstica, Avaliação de Implementação, Avaliação de Efeitos (Impacto)); • Projeto de Avaliação (Desenho, Gestão e Disseminação); • Problemas e desafios da avaliação de programas e políticas; • A fronteira da avaliação: o desafio da complexidade; • Referências em Avaliação de Programas e Políticas.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Docente: Armando A. Simões

Turma 01-2019

Período: 13 a 24 de maio de 2019.

Horário: das 8h30 às 12h30

Carga Horária: 40 horas presenciais

Pré-Inscrição: A solicitação de inscrição para o curso está disponível no link abaixo e a matrícula será confirmada por e-mail.


Cursos Relacionados
Gestão Pública