Quem pode se inscrever?
Servidoras e Servidores públicos em cargos de liderança a partir de FCE e CCE 13 ou equivalentes do Executivo Federal.
Objetivos
Ao final do curso o participante deverá ser capaz de:
- Auto Indagar-se sobre os princípios, valores e propósito que regem a própria conduta e o motivam a desejar atuar como liderança;
- Promover nas práticas cotidianas os princípios morais, regras, normas, valores éticos como responsabilidade, integridade, retidão, transparência e equidade, que são requeridos para o exercício da função pública;
- Considerar os interesses necessidades dos beneficiários das políticas públicas na formulação de objetivos e metas da organização;
- Considerar de forma sistêmica a conjuntura e as tendências sociais, políticas, econômicas, culturais, tecnológicas e etnico-raciais e de gênero em seu contexto de trabalho.
- Motivar-se, engajar-se e explorar possibilidades para enfrentamento dos desafios encontrados, seja ao longo do curso, quanto em sua atuação profissional.
- Conhecer e entender as competências essenciais da liderança do Setor Público Brasileiro;
- Entender as forças e impactos da aplicação das competências em sua rotina de trabalho com meio interno (Órgãos) e externo ( Sociedade).
- Discernir e aplicar de forma geral as competências em sua rotina de trabalho de forma integral, considerando : equipes, pares e liderança imediata.
Metodologia
Aula expositiva dialogada, discussões estruturadas e atividades práticas pertinentes.
Principais tópicos
- Panorama internacional sobre liderança e competências .
- Política de liderança e competências na Administração Pública Federal (APF) brasileira.
- Desigualdades Raciais e Sub representação na APF.
- Diversidade e Inclusão.
- Matriz de Competências da APF.
- Conceito de liderança integral.
- Conhecimento das competências e seus impactos nos meios interno e externo.
- Conhecimento das competências do domínio da Estratégia.
- Conhecimento das competências do domínio de Resultados e Aplicação Integral da Liderança.
- Conhecimento das competências do domínio de Pessoas e seus impactos nos meios interno e externo.
Nenhuma turma disponível no momento.
Outras Informações
- As turmas deste curso são realizadas no horário de Brasília. Para saber o horário específico da turma basta clicar em "Ver datas".
- O processo de seleção e a comunicação com a Enap são realizados por meio do Portal Enap, por isso é importante manter o cadastro sempre atualizado.
- Dificuldades ou problemas para logar ou fazer sua inscrição pelo Portal da Enap? Envie mensagem para cse@enap.gov.br
- Dúvidas sobre o curso: altosexecutivos@enap.gov.br
Docentes:
Maria do Carmo Rebouças dos Santos
Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia. Professora de Direito, lotada no Centro de Formação em Políticas Públicas, credenciada do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da UFSB. Estágio Pós-Doutoral, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília. Doutora em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pelo Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares da Universidade de Brasília. Mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (CEAM/UnB). Especialista em Estado, Governo e Políticas Públicas pelo Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Especialista em Direitos Humanos pela Universidade do Estado da Bahia.. Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador.. Foi becária Romulo Gallegos e advogada especialista da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA em Washington, DC, Oficial de Programa e Consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Diretora de Cooperação Internacional da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Gerente de Articulação Institucional junto ao PNUD e à Secretaria de Governo da Presidência da República. É consultora da ENAP (participa da Curadoria do LideraGov 4.0, Desenvolveu o Curso para Liderança para Mulheres Negras no Serviço Público).
Diogo Ribeiro da Fonseca
Mestre (2013) e Doutor (2021) em Administração pela Universidade de Brasília. Atua como professor, pesquisador e consultor na área de Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas, com ênfase no Setor Público. Atuou como servidor na Agência Nacional de Transportes Terrestres (2005-2018) e atualmente realiza pesquisas sobre a gestão de pessoas no setor público com ênfase em políticas de desenvolvimento de pessoas e gestão de sistemas de alta liderança. Pesquisador junto à ENAP desde 2014, dedica-se à promoção de uma agenda de modernização das políticas de gestão de pessoas com utilização de modelos e métodos que promovam o desenvolvimento profissional de servidores públicos de forma estratégica e sustentada.
Henrique Dantas de Santana
Henrique Santana atua há 20 anos como consultor e também já atuou em todas as posições do jogo: empreendedor social, empresário, CEO, gerente de gestão de pessoas, colaborador, consultor, treinador/docente e coaching de diversas organizações públicas, privada e do terceiro setor. É o fundador da Inteeri. Certificado em Segurança Psicológica e Gestão da Mudança, integrou a única turma de mestrado em Biologia Cultural organizado por Humberto Maturana, a primeira formação em Constelações Organizacionais no Brasil com Gunthard Weber e diversos docentes internacionais, a primeira turma do “Artistas do Invisível” com o próprio Allan Kaplan. É especialista em dinâmica dos grupos pela SBDG, certificado em mediação de conflitos pela Ecosocial e consultoria metaingral. Participou da única turma brasileira de Consultoria Sistêmica Organizacional com Timan Pescnke e Coaching Hipnosistêmico com Gunther Schimidt. É credenciado para aplicar o assessment em inteligência emocional EQ-i 2.0, Inventário de Cultura Organizacional, assessment do Eneagrama 360º, Impacto da Liderança e Impacto de Gestão. Define-se como um apaixonado por autoconhecimento. Assim sendo, está sempre na busca por se conhecer e aprender, renovando seus conhecimentos, conhecendo práticas novas e aplicando essas práticas em diferentes lugares. Seu trabalho alia o lado do autoconhecimento, emoção e sensibilidade com gestão e resultados.