Gestão Pública

Perspectivas de Análise Econômica do Direito Administrativo e a Economia Comportamental

Desenvolvimento de Assessorias

Presencial

4h

Carga Horária

.

Público Alvo

Chefes de assessorias, consultorias e equipes técnicas de apoio direto à decisão dos Ministros de Estado no Poder Executivo Federal. Especificamente chefes e lideranças de equipes das Consultorias Jurídicas, Procuradorias Jurídicas e também das Assessorias Especiais de Controle Interno.


Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver e exercitar em nível de excelência competências, habilidades e conhecimentos diretamente ligados ao exercício de atribuições de liderança, coordenação e assessoria em nível estratégico ministerial sobre o tema  "Perspectivas de Análise Econômica do Direito Administrativo e a Economia Comportamental" .


Metodologia

Exposição dialogada e intercalada com debates com os integrantes do Programa. 


Principais Tópicos

"Perspectivas de Análise Econômica do Direito Administrativo e a Economia Comportamental":

1. Discussão contemporânea dos conceitos centrais em Análise Econômica do Direito e Economia Comportamental;

2. Apresentação dos pontos críticos e potenciais inovações;

3. Discussão sobre os prospectos estratégicos contemporâneos sobre a aplicação da Economia Comportamental e Análise Econômica do Direito aplicados ao Direito Administrativo.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Professor Alexandre Cordeiro Macedo atualmente é Superintendente-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Doutorando em Direito Econômico pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, pós-graduado em Processo Administrativo Disciplinar pela Universidade de Brasília, graduado em Direito pelo Instituto de Educação Superior de Brasília e em Economia pelo Centro Universitário de Brasília. É auditor de carreira da Controladoria-Geral da União desde 2006, onde foi assessor e chefe de gabinete do Corregedor-Geral da União. Foi secretário-executivo do Ministério das Cidades em 2012 e 2013. É professor de Direito Econômico e de Análise Econômica do Direito da Escola de Direito de Brasília/IDP. É professor de Direito Econômico do Ibmec. É professor convidado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS no LLM de Direito Empresarial. É professor convidado da pós-graduação em Compliance, Lei Anticorrupção, Empresarial e Controle da Administração Pública da Faculdade de Direito de Vitória - FDV. É Visiting Scholar e International Fellow do Global Antitrust Institute da Antonin Scalia Law School - George Mason University em Washington/DC.

A exposição ocorrerá no dia 13 de novembro, das 8h30 às 12h30, na sala Inovatio.

 

Dúvidas e contato pelo email assessoriasministeriais@enap.gov.br

 

 


Cursos Relacionados
Gestão Pública