Gestão Pública

Modelagem de Análise de Impacto Regulatório: uma abordagem prática

Aperfeiçoamento para Carreiras

Presencial

36h

Carga Horária

Público Alvo

Curso realizado em parceria com a Casa Civil da Presidência da República.

Público preferencial:

Especialistas em Regulação (ER) e demais servidores atendidos pelo Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras que atuem na área de Regulação.

- Servidor que já tenha realizado o curso “Análise de Impacto Regulatório: definição de problemas” – Enap.

Pré-requisito: Nível intermediário de Excel, dominando fórmulas básicas (soma, multiplicação, subtração, divisão), referências relativas e absolutas, arrastar células, inserir gráficos.


Objetivos de Aprendizagem

Ao final do curso, o participante será capaz de aplicar metodologias necessárias para desenvolver as diversas etapas e ações concernentes à Análise de Impacto Regulatório, incluindo identificar alternativas, construir modelos de custo-benefício na perspectiva de empresas, consumidores, governo e demais stakeholders, realizar análises de sensibilidade e de cenários, mapear riscos e desenhar estratégias de implementação, fiscalização e monitoramento.


Metodologia

O curso é desenvolvido por meio de estratégias que viabilizam ambiente de aprendizagem para que os participantes construam conhecimento, articulando teorias e estimulando a reflexão, a discussão e o aprendizado de conceitos e técnicas da modelagem de AIR. O curso valoriza a participação e a troca de experiências entre os presentes. Serão utilizadas diversas estratégias didático-pedagógicas para promover a articulação de diferentes conteúdos em uma abordagem multidisciplinar, tais como: exposições dialogadas, grupos de cochicho, sessões de brainstorming, debates, leituras curtas, questionários individuais e exercícios de modelagem no Excel. Ao fim, os participantes terão a oportunidade de comparar o produto que desenvolveram durante o curso com o projeto real da Agência Reguladora.


Principais Tópicos

O Curso estrutura-se nos seguintes tópicos:

  • Enquadramento do problema;
  • Mapeamento dos atores ou grupos afetados;
  • Identificação da base legal;
  • Definição dos objetivos;
  • Listagem das possíveis alternativas de ação (Princípios de Design Thinking);
  • Análise dos possíveis impactos e comparação das alternativas de ação (Revisão conceitual para modelagem financeira; Boas práticas de modelagem; Mapeamento de riscos; Análises de sensibilidade; Dimensão ambiental);
  • Estratégia de implementação, fiscalização e monitoramento.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Docentes

Gustavo Machado de Freitas

Marco Santin

Symone Oliveira Lima

Turma 01-2019

Dias: 01 a 11 de julho de 2019.

Horário: das 14h às 18h.

Carga Horária

36 horas presenciais.

Pré-Inscrição

A solicitação de inscrição para o curso está disponível no link abaixo e a matrícula será confirmada por e-mail.


Cursos Relacionados
Gestão Pública