Gestão Pública

Especialização em Gestão de Políticas Ambientais

Especialização

Presencial

384h

Carga Horária

Visa a aquisição e o fortalecimento de competências necessárias a atuação dos estudantes como agentes de melhoria na gestão e coordenação de políticas públicas voltadas ao meio ambiente

Público Alvo

Servidores públicos que trabalham ou tenham interesse em trabalhar com temas relacionados à formulação, implementação e avaliação de políticas públicas que lidem com questões ambientais, considerando as diferentes dimensões da sustentabilidade (ambiental, social e econômica).


Objetivos de Aprendizagem

Capacitar servidores públicos para atuarem como agentes da melhoria da gestão de políticas públicas relacionadas à questão ambiental, de forma transversal, reconhecendo os temas de meio ambiente como estruturantes para a agenda de desenvolvimento nacional.


Metodologia

A Enap organiza sua oferta formativa tendo como fio condutor o conceito de competência, adotado no sentido proposto por Perrenoud, como sendo a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos, valorativos e atitudinais para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações. A aplicação desse conceito aproxima a educação e o mundo do trabalho. Isso significa que os desafios e requisitos de desempenho do servidor no exercício de seu trabalho fornecem os elementos para o desenho de sua formação profissional. A competência profissional extrapola o domínio de conceitos. É um conjunto complexo de capacidades, que envolve uma estrutura dinâmica e organizada do pensamento para o exercício da análise, da avaliação e da compreensão do contexto no qual se age, além de habilidades e atitudes oriundas de sua ética e emocionalidade. O desenvolvimento de competências acontece na ação, no enfrentamento de problemas e em interação com o outro, porque é no exercício da ação que os recursos de capacidades do profissional são combinados e mobilizados. Em outras palavras, somente a vivência produz competências. É inerente ao exercício das competências que o ator disponha de autonomia e responsabilidade sobre os resultados de sua ação, o que o converte, por essência, em um agente de mudança e de inovação em favor de objetivos. São valorizadas a capacidade analítica e a capacidade comunicacional como elementos que estão na base das competências do servidor público. Essas capacidades são recursos indispensáveis para que o profissional atue em situações típicas do setor público, marcadas geralmente por complexidade, conflito, escassez de recursos e incerteza. O Curso de Especialização em Gestão Pública tem como foco o papel profissional do dirigente na gestão das organizações públicas. A Enap busca contribuir para que os servidores/profissionais públicos desenvolvam competências na ação governamental, comprometidos não só com a eficiência técnica, mas com o significado social do seu papel e com as consequências e as implicações ético-políticas de suas intervenções. O pressuposto metodológico da competência no desenvolvimento profissional torna insuficiente o modelo da transmissão de conteúdos. Sendo a competência fruto da vivência, os processos pedagógicos orientam-se para a aprendizagem significativa e contextualizada, pela prática e para a prática. Assim, a Enap adota a metodologia de aprendizagem do ensino-aplicação para a organização dos programas e definição das estratégias didático-pedagógicas. O ensino-aplicação, metodologia de aprendizagem inspirada no construtivismo educacional, consiste em promover a aprendizagem por meio da aproximação dos alunos, sujeitos de seu aprendizado, às questões e situações concretas da prática governamental, incorporando os saberes que dispõem em função de sua vivência. Os alunos são levados a analisar, a compreender, a distinguir, a avaliar, utilizando-se de ferramentas de análise, os conceitos e preceitos da administração pública e do seu papel profissional, para (re)elaborar conhecimento sobre o contexto complexo da ação governamental e decidir sobre como agir e interagir em situações concretas. Para o alcance desses objetivos pedagógicos, várias são as estratégias didáticas: simulações, estudos de caso, oficinas, pesquisas de campo, visitas técnicas, projetos de intervenção, exposição dialogada, perguntas orientadoras, entre outras que estimulem o pensamento reflexivo e crítico. Utiliza-se a diversificação de estratégias didático-pedagógicas dentro de um mesmo programa ou componente curricular, em respeito aos diferentes estilos de aprendizagem; bem como a combinação da aprendizagem individual com a aprendizagem coletiva, por meio de atividades em grupo que favoreçam a troca de experiências. O professor especialista torna-se antes um facilitador do aprendizado. Cabe destacar, para este Curso de Especialização, o recurso aos estudos de caso, desenvolvidos pelos docentes ou selecionados na Casoteca de Gestão Pública da ENAP, utilizados para promover a visão integrada das diversas dimensões da gestão, tomando como base as situações concretas. Além disso, serão promovidas visitas técnicas para análise de aspectos da gestão de programas governamentais em órgãos da administração pública. Ao longo do curso, serão realizadas palestras sobre temas atuais da agenda governamental e painéis de diálogo com dirigentes acerca dos desafios do exercício da liderança nos principais processos de gestão, com o intuito de criar um ambiente propício ao debate e à reflexão sobre os conteúdos aprendidos. Ao final de cada disciplina, o aproveitamento dos alunos será mensurado por meio de trabalhos ou exercícios avaliativos. Ao término do curso, o aluno deverá entregar um trabalho de conclusão, conforme as normas definidas no Regulamento e de acordo com as orientações da Coordenação-Geral de Especialização.


Principais Tópicos

Introdução às ciências ambientais e a emergência do paradigma da sustentabilidade Direito ambiental Políticas públicas de meio ambiente Federalismo e governança ambiental no Brasil Economia ambiental Instrumentos de gestão ambiental Desafios da conservação da biodiversidade no Brasil Gestão ambiental territorial Mediação de conflitos socioambientais e controle social em políticas ambientais Multilateralismo e governança global em meio ambiente Mudança do clima e desenvolvimento nacional Análise de dados e métodos quantitativos em gestão ambiental Avaliação de políticas ambientais Gerenciamento de projetos Metodologia de pesquisa Práticas de Gestão Ambiental.

CÓD

DISCIPLINA OBRIGATÓRIA

CH

D1

Introdução às ciências ambientais e a emergência do paradigma da sustentabilidade

30h

D2

Direito ambiental

24h

D3

Políticas públicas de meio ambiente

24h

D4

Federalismo e governança ambiental no Brasil

24h

D5

Economia ambiental

24h

D6

Instrumentos de gestão ambiental

30h

D7

Desafios da conservação da biodiversidade no Brasil

30h

D8

Gestão ambiental territorial

18h

D9

Mediação de conflitos socioambientais e controle social em políticas ambientais

24h

D10

Multilateralismo e governança global em meio ambiente

24h

D11

Mudança do clima e desenvolvimento nacional

24h

D12

Análise de dados e métodos quantitativos em gestão ambiental

24h

D13

Avaliação de políticas ambientais

24h

D14

Gerenciamento de projetos

18h

D15

Metodologia de pesquisa

24h

D16

Práticas de Gestão Ambiental

18h

CARGA HORÁRIA TOTAL

384h


Turmas

Turma Tipo da turma Local Período das aulas Turno das aulas Período de inscrição
1ª Edição Especialização em Gestão de Políticas Ambientais Enap em Rede - 28/01/2019 - 06/08/2020 Matutino 01/11/2018 - 14/11/2018

Outras Informações

Lançamento do curso, projeto pedagógico, processo seletivo e outros documentos encontram-se no processo nº 04600.003535/2018-61


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