Gestão Pública

Didática para Facilitadores de Aprendizagem

Educação Técnico-Gerencial

Presencial

40h

Carga Horária

.

Público Alvo

Servidores públicos e colaboradores da Enap interessados no aperfeiçoamento da atividade de docente.


Objetivos de Aprendizagem

• Identificar os fundamentos e princípios da aprendizagem de adultos. • Reconhecer a importância da teoria de aprendizagem experiencial de Kolb para a facilitação da aprendizagem, garantindo a adequação das estratégias de ensino às especificidades do processo de aprendizagem de adultos. • Identificar a relevância do enfoque sistêmico para o desenho instrucional de uma capacitação. • Aplicar os fundamentos e princípios da educação de adultos no planejamento das atividades de ensino-aprendizagem. • Adotar estratégias de ensino, técnicas de ensino e recursos didáticos para a participação ativa e a postura reflexiva dos aprendizes adultos. • Aprimorar a prática de facilitar a aprendizagem, pela observação crítica de sua atuação como facilitador.


Metodologia

• Exposições dialogadas • Dinâmicas • Exercícios em grupo • Miniaulas


Principais Tópicos

• Educação de Adultos: Fundamentos Teóricos e Práticos • Teoria de Aprendizagem Experiencial de Kolb • Fundamentos da Capacitação • Organização e Desenvolvimento do Processo de Ensino-Aprendizagem: Planejamento de Ensino • Determinação de Objetivos de Aprendizagem • Estratégias e Técnicas de Ensino • Recursos Didáticos • Avaliação e Efetividade do Processo de Ensino e Aprendizagem • Relação Professor-Aluno: Delimitação de Responsabilidades dos Diferentes Atores no Processo de Capacitação


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

• Ofertado somente em turmas exclusivas, restritas às instituições demandantes. • A turma deve ter, no mínimo, 15 participantes, no máximo, 24.


Cursos Relacionados
Gestão Pública