Gestão Pública

Lideranças em Tecnologia da Informação - PDL/TIC

Educação Técnico-Gerencial

Híbrido

138h

Carga Horária

.

Público Alvo

Servidores públicos que ocupam cargos gerenciais (DAS/FCPE 3 a 5) na área de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC do governo federal brasileiro, preferencialmente em Institutos Federais de Ensino. 


Objetivos de Aprendizagem

A capacitação busca agregar conhecimentos e compartilhar as melhores práticas nacionais e internacionais em Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, gestão pública, inovação e desenvolvimento gerencial. Desenvolvido a partir da visão de especialistas, acadêmicos e profissionais da área de TIC.

Os alunos serão capazes de desenvolver uma solução de capacitação de média duração, com abordagem crítico e reflexiva, aplicada e vivencial, abordando conhecimentos, boas práticas e principais tendências da área de Tecnologia da Informação e Comunicação  orientada a processos estratégicos da temática no Brasil e no mundo e, ainda, desenvolver competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) em gerentes da área de gestão de pessoas no governo federal, considerando os papéis informacionais, interpessoais e decisórios que desempenham.


Metodologia

Sala de aula invertida - Materiais didáticos dinâmicos, com vídeos, textos, pesquisas e atividades avaliativas online, que podem ser acessados em seus computadores, telefones ou tablets para maior conveniência na programação e individualização de suas rotinas de estudo.

Learn-by-doing: tanto as atividades presenciais quanto em ambiente virtual serão desenvolvidas com metodologias específicas para garantir o caráter prático e aplicado dos cursos.

Aprendizagem horizontal e formação de redes profissionais


Principais Tópicos

Tecnologia da Informação e Comunicação
•    Novas Tecnologias de Informação e Comunicação enquanto elemento de transformação digital do Estado
•    Governança e Gestão Estratégica de Tecnologia de Informação e Comunicação
•    Governança e Gestão Estratégica de Tecnologia de Informação e Comunicação
•    Gestão e Ciência de Dados
•    Tecnologias Disruptivas
•    Inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação

Desenvolvimento Gerencial

  • Qual gestor eu sou?
  • A comunicação como um aspecto essencial da gestão
  • De que forma as equipes funcionam e se organizam?
  • O engajamento e a confiança como pilares da relação


Desafios de Inovação

  • Inovação e Design Thinking 
  • Exploração e definição do problema
  • Imersão no contexto do problema
  • Ideação, prototipação e modelagem do projeto
  • Apresentação dos projetos de inovação


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Os cursos do PDL estruturam-se em eixos de conhecimento multidisciplinares, que incluem um eixo técnico, que varia de acordo com o tema do curso, gestão pública, desenvolvimento gerencial e inovação. Os eixos de conhecimento convergem no Desafio Inovação, quando os gerentes usam as capacidades analíticas, a visão de contexto político-institucional e as ferramentas técnicas aprendidas no curso para solucionar uma situação-problema complexa e real e elaborar um plano de mudança.

Esta turma é exclusiva e direcionada para servidores da área de Tecnologia da Informação dos Institutos Federais de Ensino.


Cursos Relacionados
Gestão Pública