Quem pode se inscrever?
Altos executivos do Setor Público, ou seja, servidores públicos ocupantes de FCPE ou DAS de níveis 4, 5 ou 6, ou NES, do executivo federal, ou cargos equivalentes nos outros poderes e esferas de governo.
Objetivos
O objetivo dessa formação é trabalhar os padrões de linguagem, diante da escassez de atenção generalizada e da polarização das opiniões, com a escutatória, um caminho prático e concreto de extrema relevância individual e coletiva. Neste contexto, a interferência da Covid-19 induz desafios relacionais inesperados: é preciso aprender a expressar o que o corpo deixa de falar quando ele desaparece dos relacionamentos, atrás das máscaras, das telas, ou dos dispositivos de comunicação remota. Por outro lado, o mundo pós-pandemia que se anuncia exige habilidades de comunicação, negociação, mobilização e engajamento para ultrapassar os desafios que vão surgir dos dramas pessoais, profissionais, econômicos e sociais.
Metodologia
O curso utilizará metodologias participativas e colaborativas que favorecem uma aprendizagem vivencial teórico-prática, em que o conhecimento é construído conjuntamente a partir das experiências dos participantes, de maneira que faça sentido para cada um dentro de sua própria vivência e contribua assim para a apreensão dos princípios e conhecimentos teóricos trazidos pelos instrutores.
Principais tópicos
- Sinais verdes e vermelhos da comunicação – Padrões de linguagem;
- Roleta da comunicação produtiva;
- Ferramenta para preparar, introduzir e conduzir uma conversa com FOCO;
- Ferramentas de negociação e argumentação:
- Como escutar mais e melhor;
- Como dar provas de escuta e empatia para que o seu interlocutor se sinta escutado;
- Como desenvolver a sua escuta interna;
- Como evitar os ruídos na comunicação;
- Como criar um “rapport”, uma conexão com o seu interlocutor;
- Quais as nossas limitações em termos de escuta de acordo com a neurociência.
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