Políticas Sociais

Coordenação Intergovernamental nas Políticas Sociais

Aperfeiçoamento para Carreiras

A Distância

60h

Carga Horária

Aulas ao vivo, além de vídeo aulas, leituras e atividades. O curso pretende apresentar os conceitos, teorias e análises relacionadas à coordenação intergovernamental de políticas sociais e seus instrumentos, abordando temas como o desenvolvimento das políticas sociais e as relações intergovernamentais em contextos federativos.

Público Alvo

As vagas serão preenchidas com os servidores integrantes das carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras da Enap (Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG, Analista de Planejamento e Orçamento – APO, Analista de Comércio Exterior – ACE, Auditor Federal de Finanças e Controle – AFFC, Analista de Infraestrutura – AIE, Analista Técnico de Políticas Sociais – ATPS, Analista em Tecnologia da Informação - ATI, Especialista em Regulação - ER, Procurador da Fazenda Nacional (PFN), Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA (TPP), Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e demais servidores federais de nível superior que atuem diretamente na área temática do curso.


Objetivos de Aprendizagem

O curso objetiva apresentar os conceitos, teorias e análises relacionadas à coordenação intergovernamental de politicas sociais e seus instrumentos. 

 

ESTRUTURA DO CURSO:

O primeiro módulo, composto por 04 aulas, abordará o tema do desenvolvimento das politicas sociais, com atenção aos tipos, regimes e sistemas de proteção social.

O segundo módulo, composto por 08 aulas, partirá das abordagens sobre relações intergovernamentais em contextos federativos, se concentrando nos processos de descentralização e construção dos arranjos institucionais de coordenação das politicas sociais brasileiras e seus instrumentos, com ênfase nos sistemas nacionais de saúde, educação e assistência social.

Ao final do curso, será realizada uma oficina online de avaliação individual do trabalho final, mediante prévio agendamento de horário.


Metodologia

O curso é realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Google Classroom.

O curso integra a leitura e utilização dos materiais preparatórios, compostos por vídeos de curta duração, bibliografia básica, exercícios dirigidos, 
além de estudos em grupo e individuais; e a participação das aulas online transmitidas ao vivo.

A participação nas aulas ao vivo online é obrigatória e as aulas são realizadas por meio da plataforma Zoom.


Principais Tópicos

Sistema e regimes de proteção social. Políticas sociais em contexto federativo. Descentralização e relações intergovernamentais. Coordenação vertical. Tipos e instrumentos de coordenação intergovernamental. Coordenação intergovernamental nas políticas de saúde, educação e assistência social.


Turma Tipo da turma Local Período de inscrição Período das aulas Inscrições
A-1/21-Coordenação Intergovernamental nas Políticas Sociais Turma aberta Sala de Aula Virtual (Google Classroom) 16/04/2021 - 11/05/2021 14/05/2021 - 23/06/2021

Outras Informações

Docentes: Luciana Jaccoud e José Geraldo Leandro.

Turma 1/2021

Carga horária: 60 horas, sendo 36 horas de aulas transmitidas ao vivo e 24 horas de atividades assíncronas (vídeo aulas, leituras e atividades).
Período de realização entre os dias 14 de maio a 23 de junho de 2021.
Cronograma de Aulas ao vivo (utilização da plataforma Zoom)
Dias: 17, 19, 24, 26 e 31 de maio; e 02, 07, 09, 14, 16, 21 e 23 de junho de 2021. 
Horário: 09h às 12h (Matutino).
Oficina Online de Avaliação Individual do Trabalho Final
Dia: 28 de junho de 2021.
Horário: 09h às 12h; e 14h às 17h (Os horários individuais serão pré-agendados).

Pré-Inscrição: A solicitação de inscrição para o curso está disponível no link "Inscreva-se" e a matrícula será confirmada por e-mail. 


Cursos Relacionados
Políticas Sociais