Gestão Pública

Análise de Dados em Políticas Públicas

Especialização

Presencial

390h

Carga Horária

Público Alvo

Servidores públicos federais ocupantes de cargo efetivo ou empregados públicos federais concursados envolvidos com o monitoramento e a avaliação de políticas públicas ou nas atividades do Comitê Interministerial de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP).


Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal do curso é desenvolver e aprimorar nos alunos as capacidades necessárias para a análise de dados em políticas públicas no âmbito do governo brasileiro em suas diferentes esferas.


Metodologia

Simulações, estudos de caso, oficinas, pesquisas de campo, visitas técnicas, projetos de intervenção, exposição dialogada, perguntas orientadoras, entre outras que estimulem o pensamento reflexivo e crítico. Utiliza-se a diversificação de estratégias didático-pedagógicas dentro de um mesmo programa ou componente curricular, em respeito aos diferentes estilos de aprendizagem; bem como a combinação da aprendizagem individual com a aprendizagem coletiva, por meio de atividades em grupo que favoreçam a troca de experiências. O professor especialista torna-se antes um facilitador do aprendizado.


Principais Tópicos

D1 Desenho de políticas públicas e modelos de avaliação D2 Sistemas de informações D3 Monitoramento e indicadores de políticas públicas D4 Análise qualitativa D5 Introdução à Análise de Dados em R D6 Coleta e análise de dados secundários D7 Análise de dados multivariados I - Regressão D8 Análise de dados multivariados II – SEM e HLM . D9 Análise de dados multivariados III – Modelos experimentais e quase-experimentais D10 Análise Custo-Benefício D11 Metodologia de Pesquisa


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

O público alvo do curso são os técnicos, analistas, pesquisadores, gestores e dirigentes da Administração Pública Federal envolvidos com a análise de dados em políticas públicas, gestores e técnicos envolvidos nas atividades do Comitê Interministerial de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP). O referido Comitê, composto por representantes dos Ministérios do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), da Fazenda (MF); da Casa Civil da Presidência da República e da Controladoria-Geral da União (CGU) também conta com a participação de membros de instituições convidadas, públicas ou privadas e tem por objetivo aperfeiçoar ações, programas e políticas públicas do Poder Executivo Federal, bem como aprimorar a alocação de recursos e a qualidade do gasto público. O CMAP define políticas, programas e ações que serão objeto de monitoramento e avaliação, e propõe diretrizes para aperfeiçoá-las e recomenda aos órgãos responsáveis pelas políticas a adoção de medidas de ajuste e aprimoramento, ancoradas em princípios de transparência, accountability e compromisso com resultados, que busquem a interação da Administração Pública com o seu ambiente de atuação. As informações e proposições produzidas pelo colegiado são, ainda, consideradas para elaboração e execução do orçamento.


Cursos Relacionados
Gestão Pública