Gestão Pública

Análise de Dados 2: Estatística Inferencial (GPPDS)

Aperfeiçoamento para Carreiras

Híbrido

30h

Carga Horária

Público Alvo

Esta turma faz parte do Programa de Aperfeiçoamento em Gestão de Políticas de Proteção e Desenvolvimento Social (GPPDS), desenvolvido em parceria com a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio de acordo firmado com a Enap. Público preferencial: Servidores do MDS e integrantes das carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento da Enap.


Objetivos de Aprendizagem

Ao final do curso, o participante será capaz de descrever, compreender e aplicar conceitos essenciais das técnicas de Estatística Inferencial, aplicadas à análise de dados, especialmente para a análise de políticas sociais.


Metodologia

Exposição dialogada, exercícios práticos e análise conjunta.


Principais Tópicos

• Teste de hipóteses para uma média. • Testes de hipóteses para uma proporção. • Teste de hipótese para duas médias. • Teste de hipótese para duas proporções. • Análises de tabelas de contingência e o teste do qui-quadrado. • ANOVA. • Introdução à análise de regressão e correlação linear simples.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Docente Eduardo Monteiro de Castro Gomes Período Turma GPPDS - 2018 Dias: 01 a 05 de outubro de 2018. Horário: das 14h às 18h - tarde Carga Horária 30 horas, sendo 20 horas presenciais e 10 horas não presenciais. *Pré-requisito*: Ter concluído o curso Análise de Dados 1: Estatística Descritiva na Enap ou possuir conhecimentos na área. Pré-Inscrição A solicitação de inscrição para o curso está disponível no link abaixo e a matrícula será confirmada por e-mail.


Cursos Relacionados
Gestão Pública