Gestão Pública

Planejamento das Ações de Capacitação Baseado em Competências

Educação Técnico-Gerencial

Presencial

24h

Carga Horária

.

Público Alvo

Servidores que atuam na área de Gestão de Pessoas da Administração Pública.


Objetivos de Aprendizagem

Distinguir as etapas do processo de evolução de aprendizagem no contexto das organizações. Identificar as formas de aprendizagem na organização. Aplicar as etapas do Sistema de Treinamento, Desenvolvimento e Educação – TD&E. Aplicar os conceitos da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal na Administração Pública - PNDP. Analisar o modelo de Gestão por Competências no contexto da Administração Pública Federal. Definir competência individual e competência organizacional. Analisar relações de interdependência entre estratégia organizacional, competência e capacitação. Descrever competências sob forma de comportamento observável no trabalho. Reconhecer a importância e o propósito do mapeamento de competências. Identificar necessidades de treinamento, desenvolvimento e educação. Elaborar o planejamento das ações de capacitação. Selecionar alternativas instrucionais de acordo com as situações de aprendizagem. Estabelecer procedimentos de avaliação das ações de capacitação.


Metodologia

Exposições dialogadas, dinâmicas de grupos, aplicação de instrumentos, resolução de problemas, simulações e análise de casos que reproduzam a realidade do setor público.


Principais Tópicos

O processo de aprendizagem nas organizações e as mudanças nos modelos de treinamento. Aprendizagem no trabalho e transferência de aprendizagem. Avaliação de necessidade de capacitação, planejamento e execução e avaliação. Finalidades, diretrizes, conceitos e instrumentos da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas. Definições de competência. Gestão por competência. Identificação do Gap ou lacuna de competência. Métodos e técnicas aplicadas ao mapeamento de competência. Identificação das necessidades de desenvolvimento no âmbito da organização. Elaboração do plano de capacitação a partir das necessidades reais da organização. Trilhas de aprendizagem como estratégia de desenvolvimento de competências. Especificação dos objetivos instrucionais. Avaliação da qualidade de objetivos instrucionais.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Turma piloto.


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