Modelagem de Indicadores para Políticas Públicas

Debate sobre as teorias de modelagem dos indicadores, com foco prático na gestão de informações para a tomada de decisão

Icone presencial

Remoto

30h

Carga horária

Nenhuma turma para este ano até o momento.

Quem pode se inscrever?

As vagas serão preenchidas com os servidores integrantes das carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras da Enap: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG, Analista de Planejamento e Orçamento – APO, Analista de Comércio Exterior – ACE, Auditor Federal de Finanças e Controle – AFFC, Analista de Infraestrutura – AIE, Analista Técnico de Políticas Sociais – ATPS, Analista em Tecnologia da Informação - ATI, Especialista em Regulação - ER, Procurador da Fazenda Nacional (PFN), Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA (TPP), Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e demais servidores federais ocupantes de cargos de Nível Superior que atuem diretamente na área temática do curso.

Objetivos

O objetivo do curso é permitir que os participantes entendam teorias sobre a modelagem de indicadores e a medição da performance de políticas públicas, com foco prático de gerar dados e informações proveniente desses indicadores para subsidiar o aprendizado e a tomada de decisões voltadas para a melhoria dos resultados de políticas. Para tanto, serão explorados os aspectos conceituais e metodológicos de formulação e implementação de indicadores de desempenho, visando fortalecer o foco nas agendas estratégicas, o acompanhamento periódico do desempenho, a articulação de planos de ação e, sobretudo, o desenvolvimento de um processo contínuo de promoção do alinhamento e da melhoria dos resultados.

Metodologia

Curso remoto com interação ao vivo. Envolve atividades síncronas, com a transmissão de aulas ao vivo nos dias e horários previamente estabelecidos, promovendo a constante interação entre professores e alunos; e atividades assíncronas (vídeo aulas gravadas, leituras e atividades propostas).

O curso tem carga horária de 30 horas, sendo 18 horas de aulas transmitidas ao vivo e 12 horas de atividades assíncronas.

Os materiais didáticos serão disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem da plataforma Google Classroom.

A participação nas aulas ao vivo online é obrigatória e as aulas serão transmitidas por meio da plataforma Zoom.

Principais tópicos

O curso está estruturado em cinco grandes temáticas que serão tratadas em aulas expositivas e dialógicas:

i) a abordagem do Governante Canvas® e dos “6Es do Desempenho®” para modelagem de indicadores;
ii) identificação de objetos de mensuração e possíveis indicadores;
iii) seleção e detalhamento de indicadores prioritários (construção de fórmulas, periodicidade, responsáveis, fonte de coleta etc.);
iv) estratégias para o estabelecimento de metas);
v)  sistemática de monitoramento e plano de implementação.

Ao final de cada temática, os alunos farão exercícios em grupo envolvendo a temática discutida. Os exercícios serão interligados de modo a conferir continuidade lógica com a temática discutida e, em conjunto, comporão a avaliação do aluno no curso.

Outras Informações

Docentes: Gilberto Porto Barbosa e João Paulo Mota Cordeiro.

Aulas on-line: 

Dias:  25 e 27 de janeiro; e 01, 03, 08 e 10 de fevereiro de 2022 - das 16h às 19h.

 

Pré-Inscrição: A solicitação de inscrição para o curso está disponível no link "Inscreva-se" e a matrícula será confirmada por e-mail. 

Cursos relacionados:

Perguntas Frequentes

Ainda com dúvidas? Consulte as perguntas frequentes sobre Cursos