Gestão Pública

Desenho Instrucional

Educação Técnico-Gerencial

Presencial

40h

Carga Horária

Público Alvo

Servidores públicos e colaboradores da Enap interessados no aperfeiçoamento da atividade de docente.


Objetivos de Aprendizagem

• Identificar fundamentos e princípios da andragogia no processo de modelagem de cursos e programas de capacitação; • Reconhecer a importância da concepção de aprendizagem experiencial para o desenho de cursos e programas de capacitação, garantindo a adequação das estratégias de ensino às especificidades do processo de aprendizagem de adultos; • Constatar a relevância do desenho instrucional para a modelagem de cursos e programas de capacitação profissional na era do conhecimento; • Depreender a lógica do modelo sistêmico Desenho de Sistema Instrucional (DSI) para o desenvolvimento de cursos e programas de capacitação profissional; • Distinguir o mapeamento de competências como método para a identificação das necessidades de capacitação.


Metodologia

• Exposições dialogadas • Trabalhos em grupo • Análise de modelos


Principais Tópicos

• Fundamentos e Princípios da Aprendizagem de Adultos • Teoria de Aprendizagem Experiencial de Kolb • Desenho Instrucional e a Modelagem de Cursos e Programas de Capacitação Profissional • Abordagem Sistêmica do Desenho Instrucional: O Modelo DSI • Fases do DSI: Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

• Ofertado somente em turmas exclusivas, restritas às instituições demandantes. • A turma deve ter, no mínimo, 15 participantes, no máximo, 25.


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