Ciclo Internacional de Desenvolvimento de Executivos da Administração Pública Federal - 7ª Edição - Formação de Primavera 2018 / Verão 2019

Público-Alvo

Altos Executivos da Administração Pública: Secretários-executivos, assessores especiais, secretários nacionais, diretores, assessores e servidores em posições de liderança de ministérios e da Presidência da República, de autarquias, fundações, agências, empresas públicas e de economia mista; bem como altos dirigentes dos Poderes Legislativo e Judiciário.

Objetivos de Aprendizagem

Este programa avançado de capacitação tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências com foco na gestão de organizações complexas, no desenho de políticas públicas de modo inovador e no mapeamento de novos instrumentos para tomada de decisão. Contempla atividades no Brasil e no exterior, baseadas em metodologia prático-reflexiva, onde a experiência do sujeito é fonte de produção de conhecimentos a partir do diálogo como instigador da reflexão sobre a práxis.

Metodologia

Ao longo desse Ciclo, em paralelo à aquisição de novas habilidades de liderança, gestão e formulação, o participante será instado a identificar um desafio crítico que enfrenta em sua atividade profissional real e contará com o acompanhamento de um facilitador para elaborar e colocar em prática um plano para enfrentamento desse desafio. O programa privilegia a interação entre pares, proporcionando a discussão coletiva dos desafios, além de agregar as metodologias e capacidades de Educação para Executivos Públicos da mundialmente renomada John F. Kennedy School of Government (ou Harvard Kennedy School), escola de governo da Universidade de Harvard. O processo de capacitação compreende três etapas, incluindo atividades em sala de aula (na Enap e em Harvard) e trabalho de campo, conforme detalhado abaixo: 1. Duas Oficinas Preparatórias na Enap; 2. Uma Etapa Internacional nos EUA, envolvendo a participação em uma dentre quatro opções de curso de Educação Executiva no campus da Harvard Kennedy School, de uma semana de duração. Opções disponíveis neste ciclo: A. curso Leadership Decision Making: Optimizing Organizational Performance, de 14 a 19 de outubro de 2018 (2 vagas); B. curso Creating Collaborative Solutions: Innovations in Governance, de 20 a 26 de outubro de 2018 (5 vagas); C. curso Applying Behavioral Insights to the Design of Public Policy, de 28 de outubro a 02 de novembro de 2018 (8 vagas); D. curso Digital Transformation in Government: Innovating Public Policy & Service, de 11 a 16 de novembro de 2018 (8 vagas); 3. De volta ao Brasil, serão realizadas duas Oficinas Após Retorno dos EUA, respectivamente nas manhãs de 22 e 23 de novembro de 2018 (de 09:00 às 12:00h), e então o participante terá um período de cerca de três meses para implementar em sua atividade de trabalho um projeto de intervenção visando solucionar algum desafio crítico que enfrenta no mundo real. O Ciclo se encerrará com um Encontro Final de Socialização das Experiências dos participantes, em 22 de fevereiro de 2018 (de 08:00h às 18:00h).

Principais Tópicos

O programa dispõe de um amplo leque de tópicos que podem ser abordados, a depender da escolha do curso de Educação Executiva a ser feito no campus da Harvard Kennedy School. Abaixo estão destacados os cursos oferecidos neste ciclo atual:

Leadership Decision Making: Optimizing Organizational Performance;
Creating Collaborative Solutions: Innovations in Governance;
Applying Behavioral Insights to the Design of Public Policy;
Digital Transformation in Government: Innovating Public Policy & Service

Outras informações

REQUISITOS:
Inglês fluente; e perfil adequado ao público-alvo.

INVESTIMENTO:
As atividades serão realizadas na Enap (em Brasília) e na Harvard Kennedy School (nos EUA). O investimento é da ordem de US$ 8.700,00 a 9.100,00 (a depender do curso de Harvard escolhido para a Etapa Internacional) mais as despesas de viagem do participante, e deverá ser custeado pelo órgão do participante.

NOTA 1: ao realizar sua inscrição, favor indicar no campo descritivo da “Justificativa” qual a sua opção de curso para a Etapa Internacional.

NOTA 2: tendo em vista que há um número limitado de vagas para cada um dos cursos, a Enap recomenda que o candidato indique mais de uma opção de curso que lhe interesse, indicando a sua ordem de preferência.

Áreas de Interesse

  • Desenvolvimento Gerencial
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão Estratégica
  • Gestão Pública
  • Governança
  • Governo Eletrônico
  • Inovação
  • Relações Insitucionais
  • Tecnologia da Informação

Turmas

Nenhuma turma aberta para inscrições até o momento.

Presencial

90 horas

Programa Altos Executivos


0 alunos *

1 turmas *

0 cursos *