Seminário de Tecnologia da Informação – As novas tecnologias no setor público e o desafio da transformação digital

Público-Alvo

Servidores Públicos Federais que trabalham na área de Gestão de Tecnologia da Informação

Objetivos de Aprendizagem

Ao final do seminário, espera-se que os participantes sejam capazes de reconhecer os desafios da transformação digital do governo e contribuir para sua superação, bem como sejam impelidos a agir ativamente na busca e implementação de soluções de Governo Digital dentro de sua esfera de influência.

Metodologia

A introdução ao tema será por meio de apresentação/palestra, abordando a importância, o momento, indicadores estatísticos, econômicos e de desempenho, seguida de “Quiz” rápido e provocativo sobre os pontos abordados.

Principais Tópicos

Dados sobre Governo Digital Transformação digital do governo brasileiro - desafios e ganhos do Brasil com a assimilação de novas tecnologias Estratégia brasileira para a transformação digital - desafios para sua implementação

Outras informações

As tecnologias da informação e comunicação, já em plena assimilação, influenciaram profundamente os comportamentos e expectativas de uma sociedade que cada vez mais supre suas necessidades por meios digitais. O cidadão atual se relaciona com seus pares, seus fornecedores e seus clientes dentro deste novo paradigma de informação, mas sua relação com o Estado ainda é, em muito, analógica e burocrática, pautada por processos e práticas defasadas e resistentes a esta inevitável e benéfica transformação. A sociedade, portanto, demanda um Estado tecnologicamente moderno e que busque a implementação de um Governo Digital acessível, eficiente e inteligente. O governo brasileiro, atento a esta mudança, busca modernizar seus produtos e serviços dentro deste novo paradigma, objetivando um novo modelo de relação com o cidadão e com a sociedade em todas as suas interações e esferas de influência. Este objetivo representa um grande desafio de reestruturação e revisão de processos, modelos, ferramentas e soluções dentro de um ambiente em constante evolução e de expectativas cada vez maiores e mais diversas. No Brasil, a política de Governo Digital é capitaneada pelo Ministério do Planejamento e tem como itens condutores a Estratégica de Governo Digita (E-Digital) e a Estratégia de Governança Digital (EGD), documentos elaborados pelo esforço de coordenação de diversos órgãos e entidades de governo, com participação da academia e da sociedade, consolidando uma visão desejada de futuro no tema e de caminhos a serem percorridos.

Áreas de Interesse

  • Tecnologia da Informação

Turmas

Nenhuma turma para este ano até o momento.

Presencial

4 horas

Eventos e Seminários