Semana de Formação - Relações Interpessoais e Feedback

Público-Alvo

Servidores(as) públicos(as) federais ativos regidos pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que atendam os critérios estabelecidos no edital. 

Objetivos de Aprendizagem

O evento foi desenvolvido com o objetivo de formar os participantes à ministrarem o curso "Relações Interpessoais e Feedback" com a base didático-pegagógicas utilizadas pela Enap.

Ao final do curso, o (a) participante deverá ser capaz de:

  • Identificar ruídos e barreiras na comunicação, a fim de evitar ou reduzir as situações conflitivas de difícil desenlace; 
  • Praticar uma audição ativa tendo por base a inteligência emocional;
  • Refletir sobre a relevância da assertividade na comunicação interpessoal;
  • Diferenciar o papel social que desempenha no ambiente de trabalho (vida profissional) daquele que desempenha na vida pessoal;
  • Identificar os desafios para moldar uma equipe de alto desempenho.

Metodologia

O curso tem como princípio de orientação básica o ensino teórico-aplicado e o protagonismo do (a) aluno (a), ou seja, um processo de ensino aprendizagem em que o (a) participante é o principal agente de sua própria capacitação. De acordo com os referenciais educacionais da Enap, a metodologia de ensino não deve se restringir à ação cognitiva de apreensão de conteúdo, mas, sobretudo, estimular a reflexão crítica sobre o ambiente e os processos de trabalho, bem como a proatividade para a resolução de problema e a criatividade para a inovação. A abordagem dos conteúdos deve privilegiar, além das exposições dialogadas, a utilização de estudos de casos, simulações, dinâmicas, análise de experiências bem sucedidas e exemplos que ilustrem a superação de entraves às relações interpessoais e a superação de situações conflitivas e contraproducentes.

Principais Tópicos

Oficina de Didática: 

  • Educação de Adultos: Fundamentos Teóricos e Práticos
  • Teoria de Aprendizagem Experiencial de Kolb
  • Fundamentos da Capacitação
  • Organização e Desenvolvimento do Processo de Ensino-Aprendizagem: Planejamento de Ensino
  • Determinação de Objetivos de Aprendizagem
  • Estratégias e Técnicas de Ensino
  • Recursos Didáticos
  • Avaliação e Efetividade do Processo de Ensino e Aprendizagem
  • Relação Professor-Aluno: Delimitação de Responsabilidades dos Diferentes Atores no Processo de Capacitação

Oficina de Relações Interpessoais e Feedback

  • Estilos de comunicação;
  • Influência da comunicação nas relações interpessoais;
  • Comunicação verbal e não verbal;
  • Os diálogos simultâneos nas conversas difíceis;
  • Autoconhecimento e empatia;
  • Janela de Johari;
  • Estrutura de Feedbacks com base na Comunicação Não Violenta (CNV);
  • Assertividade na comunicação;
  • O ciclo virtuoso das equipes de alto desempenho;
  • Domínio no propósito e impacto na produtividade.

Outras informações

Curso gratuito

Horário: das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h (de segunda a sexta-feira)

Evento exclusivo para servidores aprovados nas Etapas I e II do processo seletivo "Relações Interpessoais e Feedback"

Áreas de Interesse

  • Gestão de Pessoas
  • Educação

Turmas

Turma Período de Inscrição Período das Aulas Informações Básicas Local Turno  
Semana de Formação - Relações Interpessoais e Feedback 06/11/2019 - 20/11/2019 25/11/2019 - 29/11/2019 Turma exclusiva para servidores aprovados na Etapa I (Análise curricular) do processo seletivo "Relações Interpessoais e Feedback" que foram classificados para a Etapa II (Participação em Ensino à Distância)
SAIS 2 A
Integral

Presencial

40 horas

Programas Técnico-Gerenciais