Gestão por Competências

Público-Alvo

Servidores públicos de qualquer nível ou esfera, preferencialmente que trabalhem área de gestão de pessoas.

Objetivos de Aprendizagem

• Analisar o processo evolutivo da adoção do modelo de gestão por competências na administração pública federal; • Discutir conceitos de competências considerando suas dimensões (conhecimentos, habilidades e atitudes - CHAs) e níveis de complexidade; • Descrever as tipologias de competências; classificando-as de acordo com o referencial especificado no Guia de Gestão da Capacitação por Competências; • Discutir pressupostos e propósitos do modelo de gestão por competências analisando suas relações com o modelo de gestão por resultados; • Analisar a aplicação do modelo de gestão por competências nos processos de planejamento de força de trabalho, recrutamento e seleção de pessoas, capacitação e desenvolvimento profissional e gestão do desempenho; • Identificar relações de interdependência entre estratégia organizacional, capacitação e desenvolvimento profissional e desempenho; • Planejar o mapeamento de competências e descrever métodos e técnicas de pesquisa aplicadas ao mapeamento de competências considerando o contexto organizacional; • Descrever as implicações do Decreto 5.707, de 23/02/2006, bem como dos seus instrumentos de monitoramento sobre o modelo de gestão da capacitação por competências na Administração Pública; • Analisar o grau de implementação do modelo da gestão da capacitação por competências na administração; identificar os principais desafios e estratégias para implementação do modelo de gestão por competências.

Metodologia

Exposições dialogadas e participativas, com utilização de exemplos ilustrativos, debates, dinâmicas de grupo, estudo de caso e exercícios.

Principais Tópicos

• Contexto histórico e aspectos favoráveis à adoção do modelo de gestão por competência na Administração Pública Federal (APF); • A noção de competência, dimensões da competência individual: conhecimentos, habilidades e atitudes; competências por escalas de complexidade; • Da competência individual à competência coletiva; • A competência nos diferentes níveis organizacionais; • Principais tipologias de competência: organizacionais e individuais; • Tipologia especificada no Guia de Gestão da Capacitação por Competências do Ministério do Planejamento; Pressupostos, objetivos e etapas do modelo de gestão por competências; • Interações dos modelos de gestão por competências e gestão por resultados; • A aplicação e integração do modelo de gestão por competências nos processos de planejamento de força de trabalho, recrutamento e seleção de pessoas, capacitação, remuneração e gestão do desempenho; • Relações entre estratégia organizacional, capacitação e desenvolvimento profissional e desempenho; • Experiências exitosas na implementação do modelo de gestão por competências em diferentes processos de Gestão de Pessoas na APF e em diferentes realidades internacionais; • Planejamento do mapeamento de competências e descrição de métodos e técnicas considerando o contexto organizacional; • Definição do mapeamento de competências no setor público: por processo, por posto de trabalho, por cargo/função, etc.; • O Decreto 5.707, de 23/02/2006, Portaria 208/MP e suas implicações; • Panorama geral da implementação do modelo de gestão por competências, aplicado à capacitação, nos órgãos da Administração Pública Federal; • Principais desafios e estratégias para a superação dos mesmos na implementação do modelo de gestão por competências.

Outras informações

  • Curso sem ônus: não há cobrança de qualquer pagamento para turmas abertas. • As turmas abertas são realizadas nas instalações da Enap, em Brasília-DF.
  • Vagas: 25

Áreas de Interesse

  • Gestão de Pessoas

Turmas

Turma Período de Inscrição Período das Aulas Informações Básicas Local Turno  
Enap em Rede - UFAL - Turma 1 11/02/2019 - 29/03/2019 06/05/2019 - 08/05/2019 Cursos restritos a servidores públicos que residem na região nordeste.
Av. Lourival Melo Mota, s/n Tabuleiro do Martins CEP:57072-900 Maceió - AL
Integral

Presencial

24 horas

Programas Técnico-Gerenciais