Didática para Facilitadores de Aprendizagem

Público-Alvo

Servidores da Receita Federal do Brasil (RFB), detentores de conhecimentos específicos, que queiram atuar como instrutores internos.

Objetivos de Aprendizagem

Ao final do curso Didática para Facilitadores de Aprendizagem o participante deverá ser capaz de:

  • Reconhecer a importância da teoria de aprendizagem experiencial de Kolb para a facilitação da aprendizagem, garantindo a adequação das estratégias de ensino às especificidades da capacitação de adultos.
  • Depreender a lógica do processo de capacitação profissional, sob o enfoque sistêmico. Aplicar os fundamentos e princípios da educação de adultos no planejamento das atividades de ensino-aprendizagem.
  • Adotar estratégias de ensino, técnicas de ensino e recursos didáticos para a participação ativa e a postura reflexiva dos aprendizes adultos.
  • Aprimorar a prática de facilitar a aprendizagem, pela observação crítica de sua atuação como docente ou facilitador.

Metodologia

Exposição dialogada, dinâmicas, exercícios de grupo e miniaulas.

Principais Tópicos

  • Educação de Adultos: Fundamentos Teóricos e Práticos;
  • Teoria de Aprendizagem Experiencial de Kolb;
  • Fundamentos da Capacitação Profissional;
  • Organização e Desenvolvimento do Processo de Ensino-Aprendizagem: Planejamento de Ensino;
  • Determinação de Objetivos de Aprendizagem em Eventos de Capacitação Profissional
  • Estratégias de Ensino, Técnicas de Ensino e Recursos Didáticos em Eventos de Capacitação Profissional;
  • Avaliação e Efetividade do Processo de Ensino e Aprendizagem;
  • Relação Professor-Aluno: Delimitação de Responsabilidades dos Diferentes Atores no Processo de Capacitação.

Outras informações

Horário

(08:30 às 12:30) e (14:00 às 18:00) 

Áreas de Interesse

  • Gestão do Conhecimento
  • Educação

Turmas

Nenhuma turma para este ano até o momento.

Presencial

40 horas

Programas Técnico-Gerenciais