Lideranças em Logística Pública

Público-Alvo

Servidores públicos que ocupam cargos gerenciais  (DAS/FCPE 3 a 5) na área de logística pública do governo federal brasileiro, preferencialmente em Ministérios e Autarquias. 40 vagas

Objetivos de Aprendizagem

A capacitação busca agregar conhecimentos e compartilhar as melhores práticas nacionais e internacionais em logística pública, gestão pública, inovação e desenvolvimento gerencial. Desenvolvido a partir da visão de especialistas, acadêmicos e profissionais da área de logística pública.

Os alunos serão capazes de desenvolver uma solução de capacitação de média duração, com abordagem crítico e reflexiva, aplicada e vivencial, abordando conhecimentos, boas práticas e principais tendências da área de gestão de pessoas orientada a processos estratégicos da temática no Brasil e no mundo e, ainda, desenvolver competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) em gerentes da área de logística pública no governo federal, considerando os papéis informacionais, interpessoais e decisórios que desempenham.

Metodologia

Sala de aula invertida - Materiais didáticos dinâmicos, com vídeos, textos, pesquisas e atividades avaliativas online, que podem ser acessados em seus computadores, telefones ou tablets para maior conveniência na programação e individualização de suas rotinas de estudo.

Learn-by-doing: tanto as atividades presenciais quanto em ambiente virtual serão desenvolvidas com metodologias específicas para garantir o caráter prático e aplicado dos cursos.

Aprendizagem horizontal e formação de redes profissionais

Principais Tópicos

Logística Pública
•    Governança, Planejamento e Gestão de Riscos na Logística Pública
•    Estrutura e Compras Públicas
•   Gestão de Patrimônio e Gestão de Almoxarifado
•    Sustentabilidade e inovação na logística pública
•    Contratos
•    Sanções e Controle
Gestão Pública
•    Fundamentos da gestão pública
•    Definindo desafios para solução de problemas
•    Explorando alternativas futuras com projetos de inovação
•    Usando projetos para planejamento estratégico da organização pública
Desenvolvimento Gerencial
•    Práticas e atitudes do gestor
•    A comunicação como aspecto essencial da gestão
•    Relações gerenciais como instrumento de mudança
•    O engajamento e a confiança como pilares da relação
Desafios de Inovação
•    Inovação e Design Thinking
•    Exploração do problema
•    Imersão no problema
•    Modelo de negócio e Ideação
•    Prototipação
•    Dramatização e pitch do projeto
•    Apresentação dos projetos de inovação 

Outras informações

Os cursos do PDL estruturam-se em eixos de conhecimento multidisciplinares, que incluem um eixo técnico, que varia de acordo com o tema do curso, gestão pública, desenvolvimento gerencial e inovação. Os eixos de conhecimento convergem no Desafio de Inovação, quando os gerentes usam as capacidades analíticas, a visão de contexto político-institucional e as ferramentas técnicas aprendidas no curso para solucionar uma situação-problema complexa e real e elaborar um plano de mudança.

O curso é gratuito, sendo obrigatório o pagamento de taxa de reembolso  de R$1.500,00 (mil e quinhentos reais) em caso de desistência ou reprovação por não cumprimento da carga horária - mínimo exigido de 80%, consideradas as atividades EAD. A conclusão como aprovado e a consequente emissão de certificado dependem do presença mínima exigida e da aprovação do projeto final de curso.
Os alunos matriculados poderão desistir, sem necessidade de reembolso, se formalizarem a desistência até 27 de setembro de 2019.

Áreas de Interesse

  • Liderança
  • Logística e Compras
  • Inovação

Turmas

Nenhuma turma para este ano até o momento.

Semipresencial

124 horas

Programas Técnico-Gerenciais