9º Ciclo Internacional de Desenvolvimento de Executivos da Administração Pública Federal - Harvard Kennedy School
O curso é um processo de capacitação em 3 etapas, que busca o desenvolvimento de competências com foco em gestão, políticas públicas e tomada de decisões.
Híbrido
90h
Carga horária
Quem pode se inscrever?
Altos Executivos da Administração Pública: Secretários-executivos, Secretários especiais, assessores especiais, secretários nacionais, diretores, assessores e servidores em posições de liderança de ministérios e da Presidência da República, de autarquias, fundações e agências, dirigentes e conselheiros de empresas públicas e de economia mista; podendo participar também altos dirigentes dos Poderes Legislativo e Judiciário e dos entes subnacionais.
Objetivos
Este programa avançado de capacitação tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências com foco na gestão de organizações complexas, no desenho de políticas públicas de modo inovador e no mapeamento de novos instrumentos para tomada de decisão. Contempla atividades no Brasil e no exterior, baseadas em metodologia prático-reflexiva, onde a experiência do sujeito é fonte de produção de conhecimentos a partir do diálogo como instigador da reflexão sobre a práxis.
Metodologia
Ao longo desse Ciclo, em paralelo à aquisição de novas habilidades de liderança, gestão e formulação, o participante será instado a identificar um desafio crítico que enfrenta em sua atividade profissional real e contará com o acompanhamento de um facilitador para elaborar e colocar em prática um plano para enfrentamento desse desafio. O programa privilegia a interação entre pares, proporcionando a discussão coletiva dos desafios, além de agregar as metodologias e capacidades de Educação para Executivos Públicos da mundialmente renomada John F. Kennedy School of Government (ou Harvard Kennedy School), escola de governo da Universidade de Harvard. O processo de capacitação compreende três etapas, incluindo atividades em sala de aula (na Enap e em Harvard) e trabalho de campo, conforme detalhado abaixo: 1. Duas Oficinas Preparatórias na Enap; 2. Uma Etapa Internacional nos EUA, envolvendo a participação em uma dentre cinco opções de curso de Educação Executiva no campus da Harvard Kennedy School, de uma semana de duração. Opções disponíveis neste ciclo: A. curso Gestão Estratégica de Agências Reguladoras e Supervisoras, de 06 a 11 de outubro de 2019 (5 vagas); B. curso Criando Soluções Colaborativas: Inovações em Governança, de 19 a 25 de outubro de 2019 (5 vagas); C. curso Aplicando Insights Comportamentais ao Desenho de Políticas Públicas, de 27 de outubro a 01 de novembro de 2019 (5 vagas); D. curso Líderes Emergentes, de 03 a 08 novembro de 2019 (5 vagas); E. curso Transformação Digital em Governo: Inovando Políticas e Serviços Públicos, de 10 a 15 de novembro de 2019 (5 vagas); 3. De volta ao Brasil, serão realizadas duas Oficinas Após Retorno dos EUA, e então o participante terá um período de cerca de três meses para implementar em sua atividade de trabalho um projeto de intervenção visando solucionar algum desafio crítico que enfrenta no mundo real. O Ciclo se encerrará com um Encontro Final de Socialização das Experiências dos participantes, em Março de 2020.
Principais tópicos
O programa dispõe de um amplo leque de tópicos que podem ser abordados, a depender da escolha do curso de Educação Executiva a ser feito no campus da Harvard Kennedy School. Abaixo estão destacados os cursos oferecidos neste ciclo atual: Gestão Estratégica de Agências Reguladoras e Supervisoras; Criando Soluções Colaborativas: Inovações em Governança; Aplicando Insights Comportamentais ao Desenho de Políticas Públicas; Líderes Emergentes; Transformação Digital em Governo: Inovando Políticas e Serviços Públicos.
Outras Informações
REQUISITOS: Inglês fluente; e perfil adequado ao público-alvo.
INVESTIMENTO: As etapas realizadas no Brasil serão ofertadas gratuitamente pela Enap aos participantes. O investimento é da ordem de US$ 9.100,00 a 9.700,00 (a depender do curso de Harvard escolhido para a Etapa Internacional) mais as despesas de viagem do participante, e deverá ser custeado pelo órgão do participante ou pelo participante.
NOTA 1: ao realizar sua inscrição, favor indicar no campo descritivo da “Justificativa” qual a sua opção de curso para a Etapa Internacional.
NOTA 2: tendo em vista que há um número limitado de vagas para cada um dos cursos, a Enap recomenda que o candidato indique mais de uma opção de curso que lhe interesse, indicando a sua ordem de preferência.
Perguntas Frequentes
Ainda com dúvidas? Consulte as perguntas frequentes sobre Cursos