Enap - Fronteiras e Tendências

Público-Alvo

Secretários-executivos, secretários especiais, assessores especiais, secretários nacionais, diretores, assessores e servidores em posições de liderança de ministérios e da Presidência da República, de autarquias, fundações e agências, dirigentes e conselheiros de empresas públicas e de economia mista; podendo participar também altos dirigentes dos Poderes Legislativo e Judiciário e dos entes subnacionais.

 

 

 

 

Objetivos de Aprendizagem

ENAP FRONTEIRAS E TENDÊNCIAS

Série de conversas regulares desenvolvida num formato dinâmico e interativo para promover a discussão de temas atuais e relevantes para o governo, com a participação de renomados especialistas, propiciando um constante aprendizado às lideranças da administração pública. Abrangerá temas como tendências geopolíticas, novas tecnologias, inovação, empreendedorismo público, comunicação efetiva, insights comportamentais,compliance, liderança, motivação, gestão da mudança e outros correlatos.

Dia 24/6 - Gestão do Amanhã

Convidado: José Salibi

Autor de bestsellers na área de gestão e cofundador da HSM, empresa líder em Educação Executiva, Salibi conviveu e trabalhou por mais de duas décadas com os pricipais pensadores da gestão mundial, incluindo Peter Drucker, Jack Welch, Michael Porter, Philip Kotler, Tom Peters e Jim Collins, e com líderes mundiais como Bill Clinton, Al Gore e Tony Blair.

Abordando tudo que é preciso saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na quarta revolução industrial, José Salibi convida à reflexão sobre como o setor público deve estar alinhado às mudanças da sociedade se quiser ter um papel impulsionador do progressos social e não estar à reboque ou travando o progresso. 

 

Dia 08/7 - Políticas Públicas com Base em Evidências - O que é? Por que importa? Como fazer?

Convidado: Ricardo Paes de Barros 

É engenheiro pelo ITA, mestre em estatística pelo IMPA e doutor em economia pela Universidade de Chicago. Foi professor da Universidade de Yale, diretor do Conselho de Estudos Sociais do IPEA, subsecretário de Ações Estratégicas da Presidência da República e presidente da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento. Publicou diversos artigos e livros, recebendo importantes prêmios, como o Haralambos Simeonidis, o Mario Henrique Simonsen e The World Academy of Sciences, além da comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico. Atualmente, é economista-chefe do Instituto Ayrton Senna, professor do Insper e titular da Academia Brasileira de Ciências.

POLÍTICAS PÚBLICAS COM BASE EM EVIDÊNCIAS - O QUE É? POR QUE IMPORTA? COMO FAZER?

O que significa exatamente fazer política pública com em base em evidência?

Seriam a ciência e o cientista os novos protagonistas da política pública, no lugar do gestor? Qual o papel do gestor público?

Quais as limitações da evidência e de seu uso na política pública? Que cuidados devem ser tomados por quem gera e por quem utiliza evidência?

 

Metodologia

Conversa em formato dinâmico. 

Principais Tópicos

Transformação Digital

Gestão Pública

Políticas Públicas

 

Outras informações

O evento ENAP Fronteiras e Tendências é um evento gratuito e ocorrerá regularmente.

Vagas limitadas!

Áreas de Interesse

  • Liderança
  • Gestão do Conhecimento
  • Gestão Estratégica

Turmas

Nenhuma turma para este ano até o momento.

Presencial

2 horas

Desenvolvimento de Lideranças e Altos Executivos