Análise Ex-Ante de políticas públicas: uma abordagem prática

Público-Alvo

Esta turma faz parte do Acordo de Cooperação com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH).

Público preferencial: Servidores que atuam no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; servidores públicos inscritos para a Licença Capacitação e os integrantes das carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento da Enap - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analista de Planejamento e Orçamento (APO), Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC), Analista de Comércio Exterior (ACE), Analista de Infraestrutura (AIE), Especialista de Infraestrutura (EIE), Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), Analista em Tecnologia da Informação (ATI), Especialista e Analista em Regulação (ER) e Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (AFRFB), Procurador da Fazenda Nacional e Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA.

Objetivos de Aprendizagem

Ao final do curso, o participante será capaz de aplicar metodologias de análise ex-ante de políticas públicas para formulação ou reformulação de uma política. Realizar a análise do problema (causas, consequências, descritores), análise dos atores e a caracterização da política (objetivos, ações, público-alvo e resultados esperados), esboço de seu desenho e análise de sua viabilidade.

 

Metodologia

Os conteúdos serão ministrados por meio de aulas expositivas, nas quais serão apresentados os principais conceitos e métodos de análise, intercaladas com exercícios práticos sobre os casos escolhidos para aplicação das metodologias de análise em cada passo da análise ex-ante. No desenvolvimento das aulas, os alunos estarão permanentemente organizados em grupos de 6 pessoas, os quais terão que implementar a execução da análise ex-ante do projeto escolhido pelo grupo, baseado no conteúdo apresentado, que, nesse caso, será a construção do modelo lógico, relacionando com o  checklist do Guia Prático de Análise Ex Ante.

 

Principais Tópicos

Apresentação de conceitos, métodos e ferramentas de análise ex-ante de políticas públicas, com base no Guia Prático de Análise Ex-Ante. Elaboração de diagnóstico e análise do problema, seus descritores, causas e consequências. Identificação dos objetivos, das ações e dos resultados esperados. Estratégia de implementação e focalização. Impacto orçamentário-financeiro e análise custo-benefício. Construção de bases para monitoramento e avaliação.

Outras informações

Docente

Leandro Freitas Couto

Período

29/10 - das 14h às 18h

30/10 - das 08h30 às12h30 e das 14h às 18h

31/10 - das 14h às 18h

01/11 - das 08h30 às12h30 e das 14h às 18h

Carga Horária: 30 horas – 24h presenciais e 6h não presenciais

 

Pré-Inscrição

A solicitação de inscrição para o curso está disponível no link abaixo e a matrícula será confirmada por e-mail.

Áreas de Interesse

  • Políticas Públicas
  • Gestão Estratégica

Turmas

Nenhuma turma para este ano até o momento.

Presencial

30 horas

Aperfeiçoamento para Carreiras