Gestão de equipes no século XXI

Público-Alvo

Secretários-executivos, secretários nacionais, diretores e assessores de ministérios e da Presidência da República, dirigentes de autarquias, fundações, agências, empresas públicas e de economia mista ocupantes de DAS, 4,5, 6 ou de cargos de Natureza Especial.

Objetivos de Aprendizagem

  • Identificar as dimensões do funcionamento das equipes.
  • Aplicar técnicas e ferramentas para gerar equipes de alto desempenho.
  • Ampliar a percepção sobre a dinâmica de funcionamento das equipes.
  • Conduzir processos para gerar engajamento e trabalho coletivo.

Metodologia

Serão realizadas apresentações expositivas e atividades em que alunos participarão de debates sobre trechos de textos, dados, e suas próprias experiências profissionais.  Cada aluno desenvolverá um ensaio que buscará conectar a experiência no serviço público com as teorias e abordagens discutidas.

 

Principais Tópicos

  1. Os papéis e posições no grupo.
  2. Os cinco desafios das equipes.
  3. Tipos de diálogo
  4. Comunicação não violenta
  5. Imunidade à mudança.
  6. Práticas atuais
  7. Cenas temidas

Outras informações

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Informações sobre o docente

Henrique Dantas de Santana é Mestre em Magister em Biologia-Cultural pela Universidad Mayor, UMAYOR, Chile. Possui Especialização em MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Estratégia, pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. É graduado em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB.

Atualmente, é professor (colaborador eventual) da Escola Nacional de Administração Pública – Enap e Gerente de Gestão de Pessoas da FIESC. Atuou como consultor e treinador na área de liderança, cultura organizacional e desenvolvimento de equipes para diversos órgãos públicos de todo Brasil (TCU, CGU, MMA, MCTIC, SENADO, AGU, Prefeitura de Recife, Câmara Municipal de Campinas etc).

Áreas de Interesse

  • Gestão Estratégica

Turmas

Turma Período de Inscrição Período das Aulas Informações Básicas Local Turno  
Gestão de equipes no século XXI 15/04/2019 - 05/05/2019 09/05/2019 - 10/05/2019 As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
Enap
Vespertino

Presencial

8 horas

Desenvolvimento de Lideranças e Altos Executivos