Gestão de Pessoas: Fundamentos e Tendências

Público-Alvo

  • Servidores públicos de qualquer nível ou esfera, preferencialmente que trabalhem área de gestão de pessoas.

Objetivos de Aprendizagem

• Conceituar Gestão de Pessoas e seus processos; • Identificar problemas e desafios da área de GP no setor público; • Analisar o processo evolutivo da Gestão de Pessoas na administração pública federal; • Discutir conceitos Gestão Estratégica e a transformação do mundo do trabalho; • Analisar o papel estratégico da área de Gestão de Pessoas; • Identificar os instrumentos para gestão estratégica de pessoas; • Analisar o modelo de Gestão de Pessoas por Competências na Administração Pública; • Analisar a aplicação do modelo de gestão de pessoas nos processos de planejamento de força de trabalho, recrutamento e seleção de pessoas, capacitação e desenvolvimento profissional e gestão do desempenho; • Identificar os fatores organizacionais que impactam a Gestão de Pessoas; • Verificar o grau de maturidade dos fatores do seu contexto organizacional; • Identificar a importância de novos temas em gestão de pessoas para a efetividade organizacional e a promoção do bem-estar no trabalho; • Analisar os resultados dos diagnósticos de Gestão de Pessoas da OCDE 2010 e TCU 2013; • Identificar os aspectos críticos a serem trabalhados para a área de Gestão de Pessoas; • Elaborar Plano de Ação para melhoria da área de Gestão de Pessoas e atender às recomendações apontadas nos diagnósticos da OCDE e do TCU.

Metodologia

Exposições dialogadas e participativas, com utilização de exemplos ilustrativos, debates, discussões em grupo, estudo de caso e exercícios.

Principais Tópicos

• Noções sobre Gestão de Pessoas; • Política de Gestão de Pessoas na Administração Pública Federal; • Sistemas, pressupostos, problemas e desafios da gestão de pessoas na área pública; • Contexto histórico: aspectos do modelo de gestão de pessoas na Administração Pública Federal (APF); • Gestão Estratégica de Pessoas; • Mecanismos e instrumentos da gestão estratégica de pessoas; • Mudanças no mundo do trabalho: Perfil do Servidor e a nova área de Gestão de Pessoas; • A noção de competência; • Plano Nacional de Desenvolvimento de Pessoas - PNDP; • A aplicação e integração do modelo de gestão de pessoas nos processos de planejamento de força de trabalho, recrutamento e seleção de pessoas, capacitação, remuneração e gestão do desempenho; • Relações entre estratégia organizacional, capacitação e desenvolvimento profissional e desempenho; • Gestão do Conhecimento; • Cultura Organizacional; • Clima Organizacional; • Motivação; • Ética; • Criatividade e Inovação; • Gestão da Diversidade; • Qualidade de Vida no Trabalho - QVT; • Relatório OCDE: Brasil 2010; • Diagnóstico de Governança e Gestão de Pessoas na Administração Pública Brasileira - TCU 2013.

Outras informações

Curso sem ônus: não há cobrança de qualquer pagamento para turmas abertas.

As turmas abertas são realizadas nas instalações da Enap. 

Atenção: a análise primária do pedido de matrícula será realizada de acordo com o local de lotação do servidor e de realização do curso, conforme a tabela a seguir:

Local de Realização do Curso

Lotação do Servidor

Nordeste

AL, BA, CE, MA, PE, PB, PI, RN e SE

Sudeste

ES, MG, RJ e SP

Sul

PR, RS e SC

Norte

AC, AM, AP, MA, PA, PI, RO, RR e TO

Centro Oeste

GO, MT e MS

Campi Sede - Distrito Federal

Qualquer UF, mediante justificativa adequada na inscrição*

 

Caso a lotação do(a) servidor(a) não seja compatível com o local de realização do curso, a inscrição será INDEFERIDA.

Turmas

Nenhuma turma para este ano até o momento.

Presencial

21 horas

Programas Técnico-Gerenciais