Negociação e Gestão de Conflitos

Público-Alvo

Servidores e gestores públicos federais.

Objetivos de Aprendizagem

Identificar pontos de conflito e superar os desafios da negociação com a aplicação de táticas e estratégias apresentadas e discutidas em sala de aula. Fornecer ferramentas para identificação, análise e resolução de conflitos, especialmente no ambiente de trabalho.

Metodologia

Exposição dialogada, estudos de casos e exercícios.

Principais Tópicos

Módulo 1: Introdução à Negociação: a. Uma introdução à Neurolinguística; b. O que é negociação? Diversidade de abordagens conceituais; c. Porque precisamos negociar? Os objetivos de uma negociação; d. Características de uma negociação. As partes em um relacionamento. Como os tipos de interdependência afetam os resultados. Perspectivas de abordagem da negociação; e. Quais os desafios à negociação? As dimensões chaves da negociação. Cerne do processo negocial. Conversações públicas e privadas. Módulo 2: O Processo Negocial: a. Conceitos básicos: BATNA, Preço Reserva, Preço Alvo e ZOPA. Exercício aplicativo. Explorando a ZOPA: o ajuste mútuo, dilemas do ajuste mútuo; b. Estratégias de negociação. Abordagem geral – táticas, estratégias e ambientes de uma negociação. Estratégias de negociação em função do relacionamento e do resultado. Quando a melhor estratégia é não negociar? Simulado sobre estratégia de negociação; c. O novo Jogo. Preparação e planejamento. Negociação com base em princípios. Módulo 3: Estudo de Casos Temáticos.

Outras informações

Curso sem ônus: não há cobrança de qualquer pagamento para turmas abertas.

As turmas abertas são realizadas nas instalações da Enap.

Horário das aulas: 8h30 às 12h00 e das 13h00 às 17h30

 

Turmas

Nenhuma turma para este ano até o momento.

Presencial

14 horas

Programas Técnico-Gerenciais