Governança no Serviço Público

Público-Alvo

Servidores públicos de qualquer esfera de governo.

Objetivos de Aprendizagem

Entender quais são os benefícios da implantação da Governança Corporativa em instituições públicas e como o gestor público pode atuar na disseminação desse processo.

Metodologia

Exposição dialogada; Atividades Práticas.

Principais Tópicos

I – INTRODUÇÃO A GOVERNANÇA CORPORATIVA: O que é Governança Corporativa; Os princípios globais da governança empresarial; O aprimoramento da governança através da adoção de boas práticas. II – GOVERNANÇA CORPORATIVA COMO FERRAMENTA ORGANIZACIONAL: O que as pessoas precisam fazer na prática da governança; Visão mais ampla da governança: foco no ser humano; O significado de uma organização bem governada. III – IMPLANTAÇÃO E CONTROLE DO PROCESSO DE GOVERNANÇA: Públicos de interesse: stakeholders internos e externos; Mecanismos de incentivo e controle da governança; Conceitos fundamentais de gestão de riscos aplicada à governança. IV – GESTÃO DE RISCOS NA ATIVIDADE DE GOVERNANÇA: Principais etapas de um processo de gestão de riscos; Tipos de riscos organizacionais; Benefícios da gestão de riscos para organizações públicas; Análise SWOT e Diagrama de Ishikawa como ferramentas de governança. V – APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE GOVERNANÇA

Outras informações

Curso sem ônus: Não há cobrança de qualquer pagamento para turmas abertas.

Atenção: a análise primária do pedido de matrícula será realizada de acordo com o local de lotação do servidor e de realização do curso, conforme a tabela a seguir:

Local de Realização do Curso

Lotação do Servidor

Nordeste

AL, BA, CE, MA, PE, PB, PI, RN e SE

Sudeste

ES, MG, RJ e SP

Sul

PR, RS e SC

Norte

AP, AM, MA, PA e RR

Enap – Distrito Federal

AC, AM, DF, GO, MS, MT, RO, RR e TO,

Rondônia

AC e RO

Manaus

AM e RR

Áreas de Interesse

  • Governança

Turmas

Nenhuma turma para este ano até o momento.

Presencial

21 horas

Programas Técnico-Gerenciais