Gestão de Conflitos

Público-Alvo

Servidores Públicos Federais.

Objetivos de Aprendizagem

Compreender a si mesmo e aos outros, favorecendo as relações interpessoais no exercício dos papéis pessoal e profissional, visando a gestão do conflito nas organizações.

Metodologia

Exposição dialogada, estudos de caso e exercícios.

Principais Tópicos

Crenças e valores individuais e grupais. Percebendo a si e ao outro – interpretando comportamentos. Relacionamentos como fator decisivo para o desenvolvimento pessoal. Compreendendo e demonstrando interesse pelo outro. Empatia – conferindo credibilidade e segurança a si próprio. Complementações adequadas e inadequadas dos papéis; Como trabalhar os relacionamentos interpessoais: Qualidade no relacionamento: receptividade, empatia, segurança, confiabilidade; Assertividade nos relacionamentos; Feedback como ferramenta de melhoria dos relacionamentos; Utilizando o feedback de modo produtivo nos relacionamentos; Habilidades sociais e seus impactos nos relacionamentos; Competência para administrar relacionamentos e criar redes; Preparando para entender os conflitos: Preconceitos e estereótipos; Hostilidades e atritos pessoais; Empatia: reconhecer as emoções nos outros; Trabalhando os conflitos nas relações interpessoais e atuando como facilitador: Tipos de conflitos: positivos e negativos; Identificação e análise das manifestações conflituosas; Como trabalhá-las: superação de conflitos; A corresponsabilidade – gestores e subordinados, na criação e manutenção de um clima de harmonia nas relações humanas no trabalho. Reavaliando comportamentos e atitudes – autoavaliação e ações de melhoria.

Outras informações

Curso sem ônus: não há cobrança de qualquer pagamento para turmas abertas.

As turmas abertas são realizadas nas instalações da Enap.

 

Áreas de Interesse

  • Gestão de Pessoas

Turmas

Nenhuma turma para este ano até o momento.

Presencial

21 horas

Programas Técnico-Gerenciais