Técnicas para Tomadas de Decisões no Setor Público

Público-Alvo

Servidores públicos de qualquer nível ou esfera.

Objetivos de Aprendizagem

Compreender o processo de tomada de decisão nas organizações públicas, a partir do uso de ferramentas que desenvolvam habilidades técnicas aplicadas à resolução de conflitos.

Metodologia

Exposições dialogadas e participativas, com utilização de exemplos ilustrativos, debates, discussões em grupo, estudo de caso e exercícios.

Principais Tópicos

1. Tomada de Decisão: Conceitos de decisão e sua eficácia; Decisões estruturadas e não estruturadas; Análise de situações e estudo de alternativas de tomada de decisão; Avaliação das opções e escolha da melhor ação a tomar; As decisões isoladas e as decisões em grupo; Aspectos comportamentais da tomada de decisão; Metodologias para a eficácia na tomada de decisão. 2. Conflito:  Visão tradicional e visão atual do conflito; Conceitos, tipos, ingredientes e estágios; O conflito nas organizações e suas consequências; Análise de conflitos – identificação das causas, desdobramentos, grupos, relações de poder, relacionamentos e interesses; Conhecer as diferentes formas de gerir e solucionar conflitos; Barreiras à comunicação eficaz; Obtendo resultados positivos na resolução de conflitos.

Outras informações

Curso sem ônus: não há cobrança de qualquer pagamento para turmas abertas. As turmas abertas são realizadas nas instalações da Enap.

Turmas

Nenhuma turma para este ano até o momento.

Presencial

21 horas

Programas Técnico-Gerenciais