Clima Organizacional: Comunicação e Qualidade nas Relações do Trabalho

Público-Alvo

Servidores públicos em geral.

Objetivos de Aprendizagem

Contribuir para minimizar as barreiras da comunicação interpessoal; Saber utilizar o feedback nas relações interpessoais, como condição para a melhoria do clima organizacional; Administrar conflitos nas relações de trabalho.

Metodologia

Exposição dialogada, estudo de casos, vídeos, discussão em grupo.

Principais Tópicos

  • Relações humanas: O relacionamento intra e interpessoal: Habilidades e atitudes para um bom convívio em grupo; Qualidade nas relações interpessoais; Conceito de relacionamento intrapessoal e interpessoal; As comunicações nas Relações Humanas:Comunicação interpessoal: Tipos de Comunicações:  Processos e elementos da comunicação: Barreiras às comunicações; Percepção: - Autopercepção e heteropercepção; Janela de Johari; A prática do feedback nas relações interpessoais; Administração de Conflitos nas relações interpessoais; Conflitos: conceito e tipos.

Outras informações

Curso sem ônus: não há cobrança de qualquer pagamento para turmas abertas.

As turmas abertas são realizadas nas instalações da Enap.

Horário das aulas: 8h30 às 12h00 e das 13h00 às 17h30.

Turmas

Nenhuma turma para este ano até o momento.

Presencial

14 horas

Programas Técnico-Gerenciais