Comunicação Não Violenta Aplicada às Relações Profissionais

Público-Alvo

Servidores públicos federais que trabalham em equipe ou sejam responsáveis por gerenciar equipes.

Objetivos de Aprendizagem

Reconhecer e utilizar os princípios e as técnicas da Comunicação Não-Violenta – CNV – nas relações diárias.

Metodologia

Exposição dialogada, dinâmicas de grupo e estudos de casos.

Principais Tópicos

  • Aprender a ouvir;
  • Paráfrase no diálogo
  • CNV- Praticando os 4 princípios: Observação; Sentimento e percepção; Necessidades e Pedidos;
  • Observar sem julgar;
  • Feedback.

Outras informações

Curso sem ônus: não há cobrança de qualquer pagamento para turmas abertas.

As turmas abertas são realizadas nas instalações da Enap.

Atenção: a análise primária do pedido de matrícula será realizada de acordo com o local de lotação do servidor e de realização do curso, conforme a tabela a seguir:

Local de Realização do Curso

Lotação do Servidor

Nordeste

AL, BA, CE, MA, PE, PB, PI, RN e SE

Sudeste

ES, MG, RJ e SP

Sul

PR, RS e SC

Norte

AP, AM, MA, PA e RR

Enap – Distrito Federal

AC, AM, DF, GO, MS, MT, RO, RR e TO,

Rondônia

AC e RO

Manaus

AM e RR

Turmas

Nenhuma turma para este ano até o momento.

Presencial

14 horas

Programas Técnico-Gerenciais