Ciclo de Formação de Secretários Executivos e Secretários Especiais Ministeriais

Público-Alvo

Ciclo de Formação para Secretários-Executivos e Especiais Ministeriais integra o Programa de Formação de Altas Lideranças do Executivo Federal e tem como objetivo central desenvolver as competências dos SES para a abordagem de situações concretas e desafiadoras vividas nas Secretarias.

Objetivos de Aprendizagem

A atuação dos Secretários-Executivos e dos Secretários Especiais no contexto dos Ministérios é fundamental quando se considera a complexidade do Estado. Em seu conjunto, esses profissionais lidam com uma ampla rede de demandas e serviços e, por essa razão, são importantes agentes no processo de articulação organizacional visando à efetividade das políticas públicas. Atenta ao papel estratégico desses profissionais, a Enap abre espaço para um ciclo de formação para esse público, buscando alternativas de ensino-aprendizagem dinâmicas e responsivas às necessidades cotidianas do trabalho.

Metodologia

Discussão interativa com exercícios para os participantes segundo metodologias de aprendizagem coerentes com os pilares do ensino aplicação preconizados pela Enap.

Principais Tópicos

  1. Princípios da Gestão Pública
  2. Gestão da Mudança
  3. Planejamento e Orçamento
  4. Governança e Transparência
  5. Transferências Voluntárias e Compras Públicas
  6. Gestão de Riscos
  7. Governança e Transformação Digital
  8. Contratualização de resultados: parceria entre a Administração Pública
  9. O futuro da Gestão Pública

Outras informações

Ricardo Pérez Nuckel atua como consultor, mediador e instrutor. Sócio fundador da AlterNego na França e AlterNegócio no Brasil, escritórios de consultoria em gestão de conflitos e negociação, Pérez Nuckel intervém no setor desde 2000. Possui como formação acadêmica um mestrado em Direito pela Universidade de Sorbonne – Paris 1 e um MBA pela ESSEC Business School. Currículo Ricardo Perez (0191485) SEI 04600.001005/2018-89 / pg. 1 Como consultor e mediador, Ricardo Pérez Nuckel atua em diferentes setores e áreas, possuindo como especialidades os sistemas de gestão de conflitos e o suporte a empresas e comunidades na melhoria de suas capacidades de negociação e gestão de crises. Atuando tanto no setor público (mediação comunitária, países em situação de pós-conflito) como no setor privado, Ricardo Pérez Nuckel possui vasta experiência como instrutor na esfera acadêmica e em organizações públicas e privadas ao redor do mundo – desde agricultores na África até executivos de alto escalão em multinacionais. Como pesquisador, Ricardo Pérez Nuckel é especialista nas dinâmicas de conflito e seus sistemas de gestão e em questões interculturais. Com um estudo inovador sobre sistemas de gestão de conflitos publicado na França, ele participa frequentemente de conferências sobre o tema. Ricardo Pérez Nuckel é autor de um artigo sobre mediação e intervenção em conflitos públicos à ser publicado em uma obra inédita na França sobre reconciliação social e é co-autor (junto com Jean-Edouard Grésy e Philippe Emont) de um livro sobre os riscos psicossociais e de estresse relacionados ao trabalho (ESF, 2012) e um livro de negociação que vai ser publicado em 2017.

Áreas de Interesse

  • Gestão Pública
  • Tecnologia da Informação
  • Orçamento e Finanças
  • Gestão Estratégica
  • Governo Digital
  • Desenvolvimento Gerencial
  • Planejamento
  • Logística e Compras
  • Gestão do Conhecimento
  • Políticas Públicas
  • Liderança
  • Governança

Turmas

Nenhuma turma para este ano até o momento.

Presencial

18 horas

Desenvolvimento de Lideranças e Altos Executivos