Construção de Cenários Prospectivos

Público-Alvo

O Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras atende aos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG – como requisito para promoção na carreira, Decreto nº 5.176, de 10/08/2004), Analistas de Planejamento e Orçamento (APO), Auditores Federais de Finanças e Controle (AFFC), Analistas de Comércio Exterior (ACE), Analistas de Infraestrutura (AIE), Especialistas em Infraestrutura Sênior (EIE), Analistas Técnicos de Políticas Sociais (ATPS), Analistas em Tecnologia da Informação (ATI), Especialistas em Regulação (ER) e Analistas Ambientais (AA).

Objetivos de Aprendizagem

Ao final do curso, o participante será capaz de empregar a metodologia da prospectiva e suas principais ferramentas e construir mini cenários. E utilizar os estudos prospectivos como um processo continuado de pensar o futuro e de planejamento e gestão estratégica.

Metodologia

O método educacional a ser utilizado será o learning by doing. Para tanto, os conceitos serão construídos em sala de aula, serão trabalhados estudos de caso, e um minicenário será construído durante a capacitação com base em temática escolhida pelos próprios alunos.
A capacitação seguirá o conteúdo de uma apostila que será encaminhada à Enap, com antecedência de uma semana, para reprodução e distribuição entre os alunos no primeiro dia de aula.
A metodologia de planejamento com base em cenários tem sido cada vez mais utilizada pelas organizações públicas e privadas em função do crescimento do grau de incerteza ambiental. Ela também é muito utilizada ao redor do mundo, como parte integrante do planejamento de longo prazo, pois é considerada mundialmente como a metodologia mais adequada para auxiliar a formulação de estratégias de longo prazo. Facilita a compreensão das possibilidades de futuro, disponibilizando visão sistêmica das diversas variáveis que o impactarão.

Essa metodologia amplia a visão do futuro e permite a construção de planos de contingência que contribuem para o atingimento dos objetivos estratégicos de longo prazo, mesmo em ambientes turbulentos, e melhora a capacidade de formulação e gestão de políticas públicas.
Essa proposta de Capacitação em Planejamento baseado na construção de cenários prospectivos foi elaborada com o objetivo de desenvolver habilidades nos servidores públicos nos contextos de construção e de utilização de cenários prospectivos que contribuam com a formulação de estratégias de médio e longo prazos e de políticas públicas.
A proposta se justifica pela necessidade da formulação de estratégias de médio e longo prazo, bem como pela necessidade do aprimoramento de políticas públicas em ambiente turbulento e de grande incerteza como o vivido atualmente.

Principais Tópicos

Conceitos básicos da prospectiva e sua utilização como instrumento de gestão e planejamento de longo prazo. Os fatores críticos de sucesso e objetivos da prospectiva. A definição de planejamento por cenários e do objeto cenários. Etapas de três métodos de construção de cenários, e do modelo síntese de planejamento com base em cenários prospectivos. Definição e utilização dos principais métodos que compõem o rol de “ferramentas da prospectiva”. As sementes de futuro e sua identificação utilizando o método de brainstorming. Construção de minicenários exploratórios, dos cenários desejado e alvo e identificação de ameaças e oportunidades, elaboração de estratégias e de planos de contingência com foco em políticas públicas. Construção de modelo de monitoramento estratégico.

Outras informações

Docente: Elaine Coutinho Marcial

Período: 20, 22 e 26 de fevereiro e 1º de março de 2019 .

Horário: das 8h30 às 18h.

Carga horária: 32 horas.

 

* Esta turma está lotada. Inscrições abertas apenas para a Lista de Espera.

Áreas de Interesse

  • Gestão Estratégica

Turmas

Nenhuma turma aberta para inscrições até o momento.

Presencial

32 horas

Formação e Aperfeiçoamento para Carreiras


40 alunos *

1 turmas *

0 cursos *