Formação de Instrutores no Método do Caso (Harvard)

Público-Alvo

O curso é destinado principalmente a professores e instrutores que já tenham experiência em lecionar.

Objetivos de Aprendizagem

Habilitar os participantes a utilizar o Método do Caso para atuarem como instrutores, isto é, facilitadores de discussão de caso. Espera-se que, ao final do curso, o participante esteja apto a planejar e conduzir uma sessão de discussão de casos, de forma a promover uma aula interativa, adotando uma postura centrada no participante.

Metodologia

Abordagem Centrada no Participante. Exposição dialogada, atividades práticas, discussão em grupo.

Principais Tópicos

Breve Histórico do Método do Caso; Raciocínio indutivo vs. dedutivo; Diferenciando o Caso para Ensino do “Caso-Exemplo” e do “Caso-Pesquisa”; Os 3 estágios da aprendizagem com casos; O “Triângulo do Caso”; Estrutura de um caso: modelo da pirâmide invertida; Immediate Issue vs. Fundamental Issue; Cubo da Dificuldade do Caso: avaliando a complexidade de um caso; Estrutura típica de uma Nota de Ensino; O 4 P’s do Contrato Pedagógico; As 6 etapas da análise de um caso; Planejamento de um Programa baseado em casos; Tipologia de Questões de Christensen; Uso da Taxonomia de Bloom com Método do Caso; Competências centrais do instrutor: Questioning, Listening & Responding; Closing (Wrap-up).

Outras informações

Curso sem ônus para o participante.

Áreas de Interesse

  • Gestão de Pessoas
  • Desenvolvimento Gerencial
  • Educação

Turmas

Nenhuma turma aberta para inscrições até o momento.

Presencial

16 horas

Eventos e Seminários


31 alunos *

1 turmas *

0 cursos *