Público-Alvo
Servidores públicos e colaboradores da Enap interessados no aperfeiçoamento da atividade de docente.
Objetivos de Aprendizagem
• Identificar fundamentos e princípios da andragogia no processo de modelagem de cursos e programas de capacitação; • Reconhecer a importância da concepção de aprendizagem experiencial para o desenho de cursos e programas de capacitação, garantindo a adequação das estratégias de ensino às especificidades do processo de aprendizagem de adultos; • Constatar a relevância do desenho instrucional para a modelagem de cursos e programas de capacitação profissional na era do conhecimento; • Depreender a lógica do modelo sistêmico Desenho de Sistema Instrucional (DSI) para o desenvolvimento de cursos e programas de capacitação profissional; • Distinguir o mapeamento de competências como método para a identificação das necessidades de capacitação.
Metodologia
• Exposições dialogadas • Trabalhos em grupo • Análise de modelos
Principais Tópicos
• Fundamentos e Princípios da Aprendizagem de Adultos • Teoria de Aprendizagem Experiencial de Kolb • Desenho Instrucional e a Modelagem de Cursos e Programas de Capacitação Profissional • Abordagem Sistêmica do Desenho Instrucional: O Modelo DSI • Fases do DSI: Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação
Outras informações
• Ofertado somente em turmas exclusivas, restritas às instituições demandantes. • A turma deve ter, no mínimo, 15 participantes, no máximo, 25.
Áreas de Interesse
- Educação
- Design
Turmas

Presencial
40 horas
Programas Técnico-Gerenciais