Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento

Público-Alvo

A terceira turma do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento tem como público-alvo Servidores Públicos efetivos e estáveis em exercício em órgão ou entidade da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal, Distrital ou nas Forças Armadas; e Empregados Públicos concursados em exercício em entidade da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal ou Distrital. O curso será realizado sem ônus para o público-alvo. Serão ofertadas 25 (vinte e cinco) vagas, sendo: 20 (vinte) vagas destinadas a ampla concorrência, 3 (três) vagas destinadas a candidatos autodeclarados negros ou indígenas, e 2 (duas) vagas destinadas a pessoas com deficiência.

Objetivos de Aprendizagem

O Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento tem o objetivo de dotar a Administração Pública de competências técnico-políticas de gestão, por meio da formação de Servidores Públicos para o alto desempenho em funções estratégicas no Estado Brasileiro. O Curso deverá contribuir para que seus egressos sejam capazes de atuar, com ética e excelência, em instituições públicas, visando à promoção do desenvolvimento social, político e econômico do país. Dessa forma, o Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento volta-se à formação da capacidade crítica e inovadora de servidores públicos, constituindo um lócus de reflexão no Governo sobre os desafios e o papel do Estado no Século XXI.

Metodologia

A atuação efetiva do Estado na promoção de políticas públicas para o desenvolvimento e o bem-estar social exige, cada vez mais, a formação de gestores públicos com conhecimentos teóricos e metodológicos atualizados, bem como o domínio de técnicas e instrumentos que operacionalizam as políticas e programas governamentais. Com o propósito de atender a essa necessidade de formação e qualificação para a Administração Pública, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) oferece a terceira turma do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento. O Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento será constituído por disciplinas e mecanismos de construção de competências orientados para a resolução de problemas concretos do setor público brasileiro, segundo metodologias de aprendizagem coerentes com os pilares do ensino-aplicação, da pesquisa e da extensão, preconizados pela Enap.

Principais Tópicos

O MPGD está estruturado na área de concentração intitulada “Estado, Desenvolvimento e Políticas Públicas” e tem as suas linhas de pesquisa em “Estado, Inovação e Desenvolvimento” e em “Planejamento, Processos de Governança e Políticas Públicas”. Área de concentração e linhas de pesquisa: · Área de Concentração: Estado, Desenvolvimento e Políticas Públicas. · Linha de Pesquisa 1: Estado, Desenvolvimento e Inovação. · Linha de Pesquisa 2 Planejamento, Processos de Governança e Políticas Públicas. LOCAL E REGIME DE AULAS: O Curso é presencial, será realizado integralmente na Enap (Brasília-DF) e terá carga horária semanal de 9 (nove) horas. As aulas serão ministradas às segundas e sextas-feiras, das 09:00 às 12:00 e às quartas-feiras, das 19:00 às 22:00. A programação do curso pode contemplar, excepcionalmente, momentos de atividades em período integral, dias consecutivos ou aulas aos sábados, mediante prévia informação aos alunos. O curso terá duração máxima de 24 meses, perfazendo um total de 390 horas-aula em regime de dedicação parcial, acrescido de 150 horas referentes ao período de elaboração e defesa do trabalho de conclusão do curso. O conjunto das disciplinas está estruturado em seis trimestres de aulas. A carga horária é composta da seguinte forma: - 180 horas de disciplinas obrigatórias; - 180 horas de disciplinas optativas; - 30 horas de Seminário de Pesquisa; - 150 horas para elaboração e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso. Para conclusão do curso e obtenção do título de mestre, exige-se do aluno êxito na apresentação e defesa de trabalho final, sob a forma de dissertação ou projeto de intervenção, que demonstre domínio do objeto de estudo, capacidade analítica e viabilidade técnica.

Outras informações

Outras informações Inscrições abertas de 17 de setembro a 18 de outubro de 2018. Os Editais e demais documentos serão publicados no endereço abaixo: https://www.enap.gov.br/index.php/pt/sem-categoria/mestrado-profissional-em-governanca-e-desenvolvimento-3-turma Inscreva-se em: https://inscricao.enap.gov.br

Turmas

Nenhuma turma aberta para inscrições até o momento.

Presencial

540 horas

Mestrado


58 alunos *

8 turmas *

0 cursos *